Segmentectomia pulmonar consiste na remoção cirúrgica de um dos segmentos pulmonares.
A segmentectomia de mama (também conhecida como quadrantectomia, cirurgia conservadora ou ressecção segmentar mamária) é um procedimento que remove todo o tumor, com tecido saudável ao redor – chamado de margem de segurança – preservando o restante da glândula mamária.
Procedimento: Na segmentectomia hepática ocorre a remoção de um ou mais segmentos do fígado. Já na hepatectomia direita ou esquerda é realizada a retirada de todo o lado direito ou esquerdo do fígado.
Tradicionalmente a pneumonectomia é realizada através de uma toracotomia, ou seja, uma incisão na parede lateral do tórax de cerca de 15cm, seguida de afastamento das costelas. São dissecados e seccionados brônquio, artéria pulmonar e veias pulmonares e o pulmão é retirado como um todo.
Numa biópsia excisional, toda a lesão é removida. É indicada em casos de lesões com pequenas dimensões, bem delimitadas e de fácil acesso8.
Biópsias incisional e excisional. A biópsia incisional remove apenas uma porção do tumor. Uma biópsia excisional remove todo o tumor, e é geralmente a técnica preferida quando existe suspeita de melanoma.