Significado de Problemática Incerteza, problemas, obstáculos característicos de uma situação, circunstância, ambiente, contexto etc. Conjunto de questionamentos que podem ser propostos em relação ao que se pretende estudar: a problemática da gramática.
O problema de TCC é um componente bem mais específico do que o tema. Ele apresenta a dificuldade que o trabalho deseja resolver. A problematização também pode ser descrita como o “ponto de partida” de toda estrutura de conteúdo que será montada para a pesquisa.
O problema de pesquisa é uma pergunta que busca aprofundar um tema selecionado através de uma resposta cientificamente válida. Lembre-se, um problema de pesquisa deve ser preciso e delimitado, pois o desenvolvimento da pesquisa será orientado para encontrar respostas empíricas para o problema.
Eis os cinco passos básicos para a formulação de um problema de pesquisa:
Na justificativa deve-se indicar: a) Relevância da pesquisa: prática e intelectual; b) Contribuições para compreensão ou solução do problema que poderá advir com a realização de tal pesquisa; c) Estado da arte, estágio de desenvolvimento do tema proposto, como vem sendo tratado na literatura.
A problemática é a colocação de todos os problemas envolvidos como o objeto de estudo no TCC. A questão problema forma-se do problema. Observação: Na problemática pode ter problemas diferentes relacionados ao tema, na questão problema você levantará uma pergunta que só será possível resolver através de pesquisa.
Problema de pesquisa (não possui título ou numeração específica) Na sequência, é importante estabelecer qual é o problema que se deseja investigar, ou seja, ao definir o problema da pesquisa, determina-se o que interessa e o que não interessa ao pesquisador, em função de seu objetivo.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Tente fugir das frases mais conhecidas e garanta que a citação escolhida tenha relação direta com o tema proposto. É importante que a ideia da citação esteja alinhada ao raciocínio que você vai desenvolver e à tese que você vai defender. Uma boa citação não é, necessariamente, a frase de um filósofo.
Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
Como começar uma redação com citação A direta reproduz exatamente o que foi dito pelo autor. Já a indireta permite a reprodução da ideia do autor, e não as palavras exatas. Dessa forma, a citação direta leva aspas, enquanto a indireta não requer o uso da pontuação, mas exige também a menção ao autor.
“Começar a redação com uma pergunta é sempre uma excelente estratégia de introdução. A pergunta tem de ter a ver com o tema, vai tomar como base a sua opinião sobre ele. Ela desperta a curiosidade de quem lê o texto. ... Já no final do texto a pergunta pode aparecer, mas você precisa tomar alguns cuidados.
Como começar uma redação dissertativa
1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação
Antes de começar a escrever o desenvolvimento de uma redação, é importante ter estabelecido a tese ou objetivo do texto na introdução. A tese é a ideia central que você pretende defender ao longo da redação. É a partir dela que você vai formular as ideias que vai defender em cada parágrafo do desenvolvimento.
No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto...”.