Storyboard ou Esboço sequencial são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.
Assim, os principais tipos de storyboard são: tradicional, miniatura e digital. Se você deseja criar vídeos marcantes, seja para seu negócio ou para fortalecer sua carreira, o storyboard é uma etapa essencial no processo.
Meu colega de universidade, o professor e cineasta João Guilherme Barone, defende a ideia de que há três elementos fundamentais na elaboração de um filme: o roteiro, a produção e a direção.
Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc.
Chamamos de CENA (em inglês, “SCENE”), um conjunto de planos que acontecem no mesmo lugar e no mesmo momento. Chamamos de FILME um espetáculo de imagens em movimento (mais tarde acompanhadas por som), formado por uma ou mais cenas, que tem começo, meio e fim, e “mostra” alguma coisa acontecendo numa sucessão temporal.
O roteirista é o profissional responsável por criar ou adaptar uma história para o audiovisual. Seu trabalho depende muito do projeto em que está envolvido, sendo que este pode ser um filme de ficção, documentário, uma série, um curta, dentre outros.
“Roteiristas podem ganhar entre US$ 25.
AS PROFISSÕES NO MUNDO DO CINEMA
O roteiro serve como guia para um filme a ser feito. Um mapa narrativo para a equipe técnica chegar a uma obra audiovisual. ... “O roteiro é o filme no papel. É a descrição das imagens, das ações e das falas dos personagens em um texto.
Há três tipos de roteiros que podem ser usados nesse modulo, o roteiro colunado, o roteiro ficcional e o roteiro técnico.
Como é escrito um roteiro?
Um bom roteiro é aquele filmado por um bom diretor. O roteiro só se completa no filme realizado. Diretor e roteirista estão necessariamente atados.
Roteiro bom é aquele bem amarrado em que os acontecimentos não parecem forçados, você entende as atitudes dos personagens mesmo discordando moralmente delas e o tema proposto prende sua atenção. De qualquer forma há até quem filme sem roteiro.
Um roteiro nada mais é do que um documento, um guia contendo (basicamente) as cenas e diálogos de um filme ou qualquer outro produto audiovisual. É como se fosse o filme escrito, antes da gravação.
Pense no arco narrativo.
Modo de Avaliar um Filme
Não há exigência de formação ou qualquer pré-requisito para se tornar um roteirista. Entretanto, muitos profissionais da área se formam em cursos da área de Comunicação, como Jornalismo, ou de Ciências Humanas, como Letras, que tradicionalmente enfocam na produção de texto e na escrita criativa.
A Análise Técnica tem por objetivo listar as necessidades do filme seqüência por seqüência facilitando a comunicação entre a equipe. Ela é baseada nas informações contidas no roteiro e nas necessidades de direção. A partir da análise é possível preencher a planilha de orçamento analítico.