Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança de uma residência, empresa, industria ou condomínio.
Quanto a sua principal pergunta, sim, pode ser usado o eletro duto flexível reforçado laranja ou o amarelo sanfonado tipo “traqueia” de boa qualidade, sempre no mínimo de 3/4″. A norma que regulariza a utilização de eletro dutos é a NBR 5597 da ABNT.
Eletroduto rígido Esse modelo de eletroduto é mais utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, uma vez que são bastante resistentes à colisões externas. Também são usados em linhas subterrâneas, podendo estar em contato direto com a terra ou envolto em concreto.
Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos
Há dois tipos de eletrodutos corrugados: o amarelo, mais fino, e o laranja, mais reforçado. Como explica o pessoal do Departamento de Qualidade da Krona, ambos são destinados às instalações elétricas de baixa tensão, mas têm diferentes especificações.
Dois circuitos de tomadas de uso geral passando em um mesmo condutor, a coluna selecionada será a de 6 cabos, dois fases, dois neutros e dois terras, sendo um fase, um neutro e um terra para cada circuito. Os cabos utilizados para estes circuitos de acordo com o projeto são de 2,5mm².
Como dimensionar um eletroduto?
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).