Uma sonda de aspiração é um dispositivo cilíndrico, oco, que é utilizado para se remover os fluidos da via aérea de um paciente.
Ligue o aparelho na tomada e utilize a mangueira para realizar a sucção da secreção. Utilize conforme orientação do manual de instruções, ou de acordo com recomendação médica.
A sonda de aspiração traqueal é indicada para pacientes que não conseguem eliminar secreções dos pulmões ou que estejam intubados ou traqueostomizados. Ela auxilia na retirada da secreção orofaríngea e traqueobrônquica através da sonda ligada a um aparelho de sucção.
Com a sonda clampada, introduzir cerca de 10 a 12,5cm ou até o paciente tossir, delicadamente com o polegar e o indicador da mão dominante; Aplicar o vácuo e fazer movimentos circulares tracionando a sonda de aspiração.
Aspiração. Antes de administrar qualquer substância via sonda, é necessário aspirar o líquido que está dentro do estômago. Dobre a ponta da sonda e aperte, evitando a entrada de ar no tubo e, então, retire a tampa. Encaixe a seringa, desdobre o tubo e puxe o êmbolo, aspirando o conteúdo gástrico.
Confira o que fazer em cada caso de broncoaspiração: Atividades de reabilitação, com exercícios de estimulação da deglutição, que são realizados por fonoaudiólogos, assim como o suporte nutricional adequado.
6 passos para alimentar uma pessoa com sonda
A alimentação por sonda pode ser usada para alimentar pessoas cujo aparelho digestivo está funcionando normalmente, mas que não conseguem comer o suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais. Essas pessoas incluem aquelas com: Falta de apetite por um longo tempo.
Dentre elas, a dieta enteral, mais conhecida como alimentação por sonda, é um dos métodos mais eficazes. A técnica, que pode ser aplicada em caráter temporário ou definitivo, busca garantir a oferta de vitaminas, sais minerais e demais nutrientes ao paciente com dificuldades de obtê-los através da alimentação oral.