Veias varicosas (termos médicos: varizes, varicoses ou varicosidades) são veias dilatadas e tortuosas (3 mm de diâmetro ou maiores) que aparecem como inchaços complexos. Às vezes, as veias varicosas se projetam como protuberâncias semelhantes a nós na superfície da pele.
As veias varicosas são veias superficiais das pernas anormalmente dilatadas. Elas podem doer, provocar coceiras ou sensação de cansaço.
O que é uma varize? Varize é uma veia dilatada, tortuosa, insuficiente e azulada. Qualquer veia do corpo pode ficar dessa forma. No entanto, esse problema é mais comum nos pés e pernas, principalmente na parte superficial da pele.
Os derrames, também conhecidos por “vasinhos” (o nome técnico é telangiectasias) são vasos sanguíneos finos arroxeados ou azulados, medindo menos do que 1 mm de largura. Além deste tipo de varizes, existe um outro tipo, conhecido por microvarizes ou varizes reticulares que medem entre 1 e 3 mm de diâmetro.
Quando um individuo apresenta obstruções nas artérias coronárias, pode haver necessidade de realizar uma cirurgia de revascularização, a famosa ponte de safena.
Segundo o especialista, as inflamações produzidas pela aterosclerose promovem o acúmulo de cálcio nos vasos sanguíneos. “Essa calcificação enrijece as paredes das artérias e pode provocar desde o seu entupimento até a sua ruptura, causando infarto ou AVC, por exemplo”, acrescenta o médico.
Para tratar a calcificação da aorta, deve-se tomar os mesmos cuidados da dieta usada para baixar o colesterol, sendo importante aumentar o consumo de fibras e diminuir a ingestão de açúcares e gorduras.
A ruptura do tendão de Aquiles (calcanhar) é uma lesão que afeta a parte de trás da perna e ocorre mais comumente em pessoas que praticam esportes de impacto. A lesão é geralmente seguida por dor extrema e uma incapacidade de utilizar a metade inferior da perna, até mesmo para andar.