A posição mais desejável para o bebê dentro do útero é com a cabeça para baixo. Isso é chamado de apresentação cefálica. A descripção corresponde á posição na que o feto encontra-se. Como diz que é situação longitudinal, significa que o feto esta de forma vertical com o dorso voltado para a esquerda.
Colocar o bebê no berço sempre em decúbito dorsal, ou seja, com a barriga para cima. Não usar cueiros ou embrulhar o bebê em mantas. Posicionar travesseiros anti-refluxo (que não são obrigatórios) embaixo do colchão, não em cima.
Como deixar o berço do bebê mais confortável e seguro
Segure o bebê com firmeza e coloque no bercinho lentamente. O movimento de descida pode causar insegurança e fazer com que ele desperte. Após leva-lo ao berço, mantenha a mão nele alguns segundos ou minutos, para que não perca o contato físico de repente.
A posição mais adequada para diminuir o risco de refluxo e prevenir a morte súbita de bebês é elevar com a cabeceira do berço levemente, entre 15 e 30 graus, especialmente até os seis meses de idade. Uma dica é pôr algum volume em baixo do colchão, que pode até ser uma colcha dobrada.
Caso tenha dificuldades para encontrar o leite certo para o seu bebê por sofrer com refluxo constante, uma boa opção é a Fórmula Infantil Premium – Enfamil A.R. Isso porque ela possui uma fórmula exclusiva que previne os refluxos gástricos que podem ocorrer durante etapas do crescimento da criança.