Ela tem como características principais: a euforia intensa, a impulsividade, a energia descontrolada, agitação contínua, apetite sexual desregulado, agressividade, entre outras. Por outro lado, podemos dizer que a hipomania é um tipo de distúrbio mais leve da mania.
O que é mania? A mania é uma das fases do transtorno bipolar, também conhecido por transtorno maníaco-depressivo, em que a pessoa maníaca esbanja intensa euforia. Influenciada pela oscilação drástica do humor, ela passa a ter atitudes, pensamentos e objetivos anteriormente inexistentes.
A causa exata do transtorno afetivo bipolar é desconhecida. No entanto, estudos sugerem que o problema pode estar associado a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina.
Os medicamentos mais importantes no tratamento dos sintomas da Doença Bipolar são os estabilizadores do humor e os antidepressivos. Mas o médico pode ter necessidade de receitar outros medicamentos, como os antipsicóticos, os ansioliticos e os hipnóticos.
"A expectativa de vida de homens bipolares é 13 anos menor e de mulheres bipolares é 12 anos menor do que a da população em geral, segundo um estudo dinamarquês.
Ainda que seja um tipo de depressão, a que ocorre no transtorno bipolar não deve ser tratada com antidepressivos. "É arriscado porque pode induzir a episódios de ciclos rápidos e mistos, que são acentuados ao risco de suicídio", diz Del Porto.
A Doença Bipolar, assim como a Depressão, tem um traço hereditário, mas não resulta de uma hereditariedade direta. Uma mulher com doença Bipolar pode ter um filho saudável. Durante a Gravidez tem sido descrito um relativo período de bem-estar mental.
A gravidez por si só não deve ser encarada como uma contraindicação à prescrição de lítio, dados os pequenos aumentos no risco de malformações gerais ou cardíacas em contraste com as frequentes recaídas dos episódios de humor na gestação e no puerpério.
Se pararem de tomar o lítio, quase com toda a certeza, voltam a ter, de novo, frequentes episódios. A doença Bipolar já não estará controlada. Contudo algumas pessoas com doença Bipolar têm episódios raros de mania e/ou depressão, algumas vezes com anos de intervalo.
Não pare medicação por conta própria, isto pode dar efeitos de descontinuação (tremores, cefaléia, Palpitação, taquicardia etc) ou até abstinência. Abraço.
O equilíbrio da concentração do lítio no sangue pé obtido em 4 a 6 dias. Em adultos, sua meia vida é de cerca de 24 h, aumentando nos indivíduos idosos e nos portadores de insuficiência renal. Quando se pára o tratamento, 99% do lítio é eliminado do organismo ao fim de 7 a 10 dias.
Ou seja, se a dosagem estiver abaixo de 0,6 no sangue, o remédio não está fazendo seu efeito pleno, porque sua dosagem está baixa. Portanto, se uma pessoa deprimida que usa Lítio em seu tratamento não estiver melhorando, ou estiver piorando, pode ser que a substância esteja em níveis baixos.
Na maioria dos doentes o Lítio é usado tanto para tratar a doença como para evitar a sua recorrência. Assim, e tal como o médico recomendará, deverá tomar Lítio durante um longo período.
Comprimido revestido 300mg Os efeitos benéficos do tratamento com Carbolitium® (carbonato de lítio) podem demorar algumas semanas para se manifestarem; assim, não interrompa o tratamento nem modifique as dosagens prescritas sem o conhecimento do seu médico.
Neste caso pode-se administrar 1 comprimido de 450 mg a cada 8 horas ou 1 comprimido de 450 mg pela manhã e dois comprimidos de 450 mg à noite.
O Carbonato de Lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos afetivos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno afetivo bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na profilaxia da mania recorrente; prevenção da fase depressiva ...
300 mg de carbonato de Lítio contêm 8,12 mEq de Lítio. tomar o medicamento após refeição. mania aguda: iniciar com 300 a 600 mg, 3 vezes por dia; ajustar a dose de acordo com a resposta clínica a cada 7 dias. manutenção: 300 mg, 3 ou 4 vezes por dia; ajustar a dose de acordo com a resposta clínica.
O pressuposto geral é de que níveis entre 0,7 e 1,0 mEq/L são apropriados para o tratamento de manutenção, enquanto níveis acima de 1,5 mEq/L são algumas vezes necessários para o tratamento da mania aguda.
Os antiinflamatórios não-esteroides podem aumentar os níveis sanguíneos do carbonato de lítio, portanto é importante que seu psiquiatra fique ciente disso para lhe informar como ajustar as doses dos medicamentos ou propor que você faça outro tipo de tratamento para a dor lombar que não interfira com os níveis ...
Impede a doação por três meses após o término do tratamento. O tempo de inaptidão varia de acordo com a vida média da droga, sendo no mínimo de 14 dias. Além disso, o tempo de inaptidão pela doença de base poderá ser superior ao previsto para o medicamento.
O Carbolitium é o Carbonato de Litio, um estabilizador do humor. Existem outros estabilizadores de humor como o Divalproato de sodio e a Carbamazepina. No entanto, procure seu médico assistente, para que ele possa realizar a troca supervisionada.
Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.
Os principais efeitos colaterais do Lítio incluem tremor, sede excessiva, aumento do tamanho da tireoide, urina excessiva, perda involuntária de urina, diarreia, enjoos, palpitações, ganho de peso, acne, urticária e falta de ar.