é uma expressão derivada de outros dois termos em latim: opus citatum e opere citato. O seu significado é “a obra citada” ou “da obra citada“, e se aplica a referências bibliográfias que citam obras já mencionadas no trabalho, seja ele artigo, resenha, projeto, TCC, dentre outros.
Usa-se em bibliografia para designar a origem de uma citação indirecta. Cf. – Abreviatura de «conferir» ou de «confrontar» ou de «conforme». Usa-se para remeter para outra coisa, uma obra ou um autor, por exemplo.
Isso porque a ABNT determina que o ibidem seja utilizado a partir da segunda menção da obra. Na primeira citação, a informação sobre a obra e o autor deve ser completa. Caso a obra seja citada em uma determinada página e depois mencionada em outra, é necessário informar o nome completo da obra assim como o autor.
Passim. Significa “aqui e ali”. É utilizada quando as informações citadas vierem de páginas diferentes do mesmo documento. Considerando que a expressão evita a menção de muitos números, a sua utilização ajuda a manter a legibilidade do texto.
As abreviatura ibid. ou ib. são usadas para indicar na mesma obra anteriormente referida, indicando que se mantém a mesma obra do mesmo autor, ocorrendo apenas a mudança de página.
Despontou: 2 surgiu, apontou, saiu, nasceu, raiou, brotou, desabrochou.