Aplicado às finanças pessoais, o orçamento seria estimar quanto você dispõe em determinado mês para fazer frente aos seus gastos. Simples não é mesmo? O planejamento financeiro, por outro lado, se refere a uma atividade de maior complexidade, que envolve organizar suas finanças com vistas a determinados objetivos.
Uma meta é algo mais objetivo e serve como um passo para atingir os seus desejos. Assim, ela deve ser mais específica e conter prazo e parâmetro. Nesse caso, você pode estipular como meta poupar 20% do seu rendimento mensal para investir e, assim, melhorar sua vida.
Resposta. Resposta: Portanto, mantenha-se organizado e priorize a quitação de todas as suas dívidas. Além disso, é importante administrar finanças pessoais de maneira eficiente no dia a dia para evitar que uma situação de endividamento volte a ocorrer, prejudicando todo seu planejamento financeiro.
Ao controlar os seus ganhos e gastos, você passa a visualizar o orçamento de uma forma mais objetiva e sabe exatamente quando e como poderá comprar o que deseja, sem que corra o risco de se endividar — não conseguindo arcar com o valor das parcelas mais todo o custo de vida mensal que você já tem.
O planejamento financeiro pessoal permite que você possa atingir metas e objetivos que tenha em sua vida. Afinal, é justamente para isso que ele serve: criar um caminho entre você e os seus sonhos. Não existe meta grande demais para um planejamento. Com tempo o suficiente, você pode alcançar qualquer coisa que sonhar.
Planejamento financeiro é a organização das finanças pessoais para a criação de um manto de proteção das necessidades do indivíduo e de uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e realizar sonhos em curto, médio e longo prazo. Um dos principais pilares de sustentação do planejamento financeiro é a disciplina.
Para ter tranquilidade na hora de gerenciar suas finanças, comece planejando metas de gastos para o próximo mês. Defina quanto você pode gastar em cada categoria do seu orçamento, priorizando as despesas fixas essenciais, como aluguel, condomínio e mensalidade do colégio.
Então, vamos ver as 21 dicas para administrar seu dinheiro:
de pensar em dinheiro.
Anotar, seja em um caderno ou em uma planilha, vai ajudar você a controlar seus gastos.
A regra dos é muito simples. Basta dividir suas despesas em três grandes categorias e separar para cada uma delas uma parcela da sua renda: 50% para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para despesas relacionadas ao estilo de vida.
Acompanhe um passo a passo de 9 tópicos, através dos quais você pode controlar efetivamente o seu dinheiro.
Para um orçamento simples, precisamos colocar números de “renda” e “despesa” (despesas). Usando a função de soma, o Excel totalizará as receitas e as despesas para você. Passo 3: Coloque os meses em que deseja orçar. Digite cada mês em uma célula individual ao longo de uma linha da planilha.
Fazer uma planilha no celular com o Excel é possível com o app Office Mobile, da Microsoft. Disponível para smartphones Android e iPhone (iOS), o aplicativo gratuito permite escanear planilhas impressas, criar arquivos em branco ou editar modelos prontos.
Planilha de Gastos Mensais Nela, é possível ter um diagnóstico claro da situação durante o ano. Pra quem procura planilha de gastos mensais, as opções do Guiabolso, B3 e IDEC são a solução.
6 aplicativos para gerenciar gastos pessoais
O Excel para tablets Android é muito semelhante ao Excel que você já conhece....Pontos-chave neste vídeo
Passo a passo para realizar o controle de gastos pessoais
No smartphone ou tablet Android, abra um documento ou uma apresentação. Toque onde você quer adicionar uma tabela. Toque em Tabela. Escolha o número de linhas e colunas que você quer na tabela.
Precisou revisar uma planilha ou aprovar um texto? Agora, no momento em que você precisar, com seu smartphone Android, o aplicativo Documents To Go vai ser a solução. Este aplicativo possui uma versão gratuita para você abrir e visualizar arquivos do Word, Excel (com suporte a fórmulas) e PowerPoint.