O Perfil Biofísico Fetal (PBF) é um método dinâmico de avaliação do bem-estar fetal, que se associa à ultrassonografia. Neste exame, observam-se cinco parâmetros biofísicos: os movimentos fetais, o tônus fetal, movimentos respiratórios, reatividade da frequência cardíaca e volume de líquido amniótico.
O perfil biofísico fetal, ou PBF, é um exame que avalia o bem-estar do feto a partir do terceiro trimestre da gestação, e que é capaz de avaliar os parâmetros e atividades do bebê, desde movimentos do corpo, movimentos de respiração, crescimento adequado, volume do líquido amniótico e batimentos cardíacos.
Vitalidade fetal é termo empregado para expressar o bem estar fetal. Assim, o feto com boa vitalidade é aquele que se encontra bem, sem sinais de sofrimento, seja crônico ou agudo. Alguns autores empregam a expressão vitabilidade fetal com sentido semelhante.
Os principais ítens avaliados na cardiotocografia anteparto são:
Até o início da 9ª semana de gravidez, a frequência cardíaca fetal normal é uma média de 175 BPM. Neste ponto, começa uma rápida desaceleração da freqüência cardíaca fetal passando para cerca de 110-160 BPM na metade da gestação.
A técnica da aspiração manual intrauterina (AMIU) é indicada para úteros de tamanho equivalente a, no máximo, 12 semanas de gestação.
Vantagens sobre dilatação e curetagem A aspiração a vácuo pode ser utilizada mais cedo durante a gravidez do que a dilatação e curetagem (D&C). A aspiração a vácuo manual é o único procedimento de aborto cirúrgico disponível em estágio anterior à 6ª semana de gravidez.