Corpo estranho intravascular, normalmente constituído por um coágulo sanguíneo. O êmbolo pode ser constituído por uma substância de origem diferente (trombo, pedaços de tumor, fragmentos de ateroma, ar, bactérias, parasitas, gordura, etc.).
Trombo, é uma coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo. Ocorre pela agregação plaquetária, diferente do coágulo, que ocorre pela formação de polímeros de fibrinogênio (fibrina). São considerados três tipos de trombo: trombo hemostático, trombo venoso e trombo arterial.
A formação do trombo ocorre em razão de uma agregação plaquetária no local que sofreu injúria. Em algumas ocasiões, o trombo também pode surgir graças às alterações no fluxo sanguíneo, geralmente quando sua velocidade está diminuída.
DVT e o PE são denominados colectivamente thromboembolism venoso (VTE). Os tratamentos que estão disponíveis para tratar VTE incluem medicamentações do anticoagulante tais como a heparina ou o warfarin. Estes são chamados igualmente diluidores do sangue.
Coágulo Sanguíneo no Cérebro ou Acidente Vascular Cerebral Um coágulo de sangue no cérebro também é conhecido como um derrame. Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.
Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.