Esse desenvolvimento da criança que possibilita o controle corporal para conseguir reter por algum tempo o desejo de evacuar ou urinar denomina-se controle dos esfíncteres. O esfíncter é um músculo que controla a abertura e o fechamento de um determinado orifício.
Quando se decide urinar, o músculo do esfíncter relaxa e deixa que a urina flua pela uretra, ao mesmo tempo em que os músculos da bexiga se contraem para expulsar a urina para o exterior.
A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons.
A formação da urina ocorre por meio de três processos básicos: filtração, reabsorção e secreção. A formação da urina é um processo importante que ocorre nos rins, um dos órgãos que compõem nosso sistema urinário.
A micção frequente significa urinar mais do que o usual. Já a micção urgente é a vontade súbita que você sente de urinar, geralmente associada a um desconforto na bexiga. A necessidade frequente de urinar durante a noite é chamada de noctúria.
Diabetes: Quando o açúcar no sangue adicional é excretado na urina, selecciona a água dos tecidos do corpo, aumentando a necessidade de urinar. Doença renal: As doenças que causam a diminuição do rim podem afectar a capacidade dos rins para concentrar a urina, aumentando a quantidade de urina produzida.
Queimação ou dor durante a micção é tipicamente causada por inflamação na uretra ou bexiga. Em mulheres, uma inflamação na vagina ou na região ao redor da abertura vaginal (chamada vulvovaginite) pode ser dolorosa quando exposta à urina.