Capital intelectual diz respeito ao valor gerado pelo conhecimento disponível dentro de uma organização. O Capital Intelectual representa a junção de três tipos de capital: Capital Interno: processos, modelos, conceitos, sistemas informacionais e administrativos.
O capital financeiro refere-se ao investimento realizado, ou seja, ao dinheiro colocado no negócio. É o ativo líquido ou patrimônio líquido. ... A visão dominante no âmbito das normas internacionais de contabilidade repousa sobre o conceito de manutenção do capital financeiro nominal.
O conceito de manutenção de capital está relacionado com a forma pela qual a entidade define o capital que ela procura manter.
Na economia, capital é qualquer ativo capaz de gerar um fluxo de rendimentos ao longo do tempo por meio de sua aplicação na produção. ... O conjunto de bens duráveis necessários para a produção, como máquinas e equipamentos e as instalações de uma empresa, são chamados de bens de capital ou bens de produção.
Capital Físico: O capital é considerado como a capacidade produtiva da entidade baseada, por exemplo, nas unidades de produção diária. Esse conceito deve ser adotado caso os usuários das demonstrações contábeis estejam interessados na capacidade operacional da entidade.
J. R. Hicks, na obra Value and Capital (1946), definiu lucro como "a quantia que uma pessoa pode consumir durante um período de tempo, estando essa pessoa tão bem no final do período como estava no início".
O custo histórico é a base mais utilizada pelas empresas. Para os ativos, ele costuma utilizar como representação o valor pago pelos recursos em questão ou mesmo o valor justo para tal, sempre tendo como parâmetro a data de aquisição deste.
Valores em dinheiro ou equivalentes em dinheiro que teriam de ser pagos se o ativo ou ativos equivalentes fossem adquiridos presentemente. Os valores não descontados, em dinheiro ou equivalentes a dinheiro, que seriam necessários para liquidar uma obrigação presentemente.
O custo corrente corrigido considera a variação do valor de reposição do ativo, conjugado com a variação de preços. Ou seja, toma-se o valor do custo corrente e aplica-se a variação de preços até a data em que se pretende apresentar o ativo corrigido.
O custo de reposição é o somatório do custo de terreno, obra (matéria prima e mão-de-obra), licenças para adicional construtivo (outorga, cepac, etc) e o custo do dinheiro no tempo.
Custo Corrente avaliará os ativos no momento em que as demonstrações contábeis serão apresentadas, como se estes fossem adquiridos nesta data, enquanto que o Custo de Reposição avaliará o momento em que estes ativos serão adquiridos e vendidos para geração de receita.
b) Custos Históricos Corrigidos: Além de sua fácil utilização, o custo histórico corrigido permite a comparação de valores de datas distintas. ... Como informação com poder preditivo, os relatórios contábeis, emitidos com base em custos históricos corrigidos, não correspondem a realidade econômica da entidade.
São variações do custo histórico: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.
As mais importantes formas de avaliação de ativos a valores de saída são: a) valor líquido realizável; b) valor de liquidação; c) equivalente de caixa corrente; d) valor presente do fluxo de benefícios futuros.
Os três principais métodos de valuation de empresas são: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial. Cada um destes tem suas particularidades e importância para cada fase da empresa ou da negociação que se pretende fazer.
Os principais métodos de avaliação de empresas mais utilizados pelo mercado são os seguintes:
Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado: neste método o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar. Ele é bem mais completo que os métodos anteriores, pois melhor retrata o valor justo do negócio.
MÉTODO 1: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS PELA RENDA (FLUXO DE CAIXA DESCONTADO)
Os tipos de empresa para abrir no Brasil
A classificação das empresas é um deles. Sendo uma empresa física ou virtual, é preciso ter constituição legal e estar registrada nos órgãos competentes. ... Estas classificações são categorizada em três universos, sendo eles a categoria empresarial, o enquadramento tributário e a receita bruta da empresa.
Separado em três categorias, indústria, comércio e serviços, dentro de cada há diversas possibilidades de atuação, tais como fabricação de produtos, vendas ou prestação de serviços....O que é ramo de atividade?
Quais são os tipos de empresa no Brasil?
LTDA é a abreviação de “limitada” e vem de sociedade limitada, sociedade empresarial limitada ou ainda sociedades de responsabilidade limitada. O nome vem justamente porque, nela, a responsabilidade dos sócios é “limitada” ao quanto investiram no negócio.