O que faz um exercício ser mais ou menos eficiente para o emagrecimento, é a sua capacidade de gerar um maior gasto calórico. Neste caso, de nada adianta falar de treinamento funcional ou musculação, sem pensarmos em estímulo. Tanto o treinamento funcional, quanto a musculação, emagrece.
É possível alinhar o ganho de massa muscular, provido pela musculação, com a definição e consciência corporal que o treino funcional oferece. Enquanto a musculação é baseada em movimentos repetitivos e mecânicos suplementados por pesos, o treino funcional utiliza movimentos naturais do próprio corpo humano.
O fisiculturismo basicamente é uma musculação praticada de alto nível que faz com que os atletas precisem se dedicar de maneira muito mais intensa pois é um esporte de alto nível que exige muito dos atletas .
Já o treinamento resistido funcional vincula-se às atividades da vida diária (AVD's) e as atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) (CAMPOS e NETO, 2004) além de estimular agilidade, coordenação motora, força muscular e flexibilidade (TEIXEIRA, 2008), possibilitando, ainda, a aplicação de padrões de movimentos ...
Os exercícios funcionais são realizados, na maioria das vezes, utilizando o peso do próprio corpo e envolve a realização de movimentos que fazem parte do dia-a-dia, como agachar, correr, saltar, puxar e empurrar, por exemplo.
Exercícios de treinamento funcional tendem a ativar mais músculos e, portanto, consomem mais energia. A atividade se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
9 dicas imperdíveis para planejar uma aula de Treinamento Funcional
E a resposta é: Segundo o CREF, não. Somente um bacharel, um licenciado ou ainda quem tem a licenciatura plena em educação física pode dar aulas de treinamento funcional.
Quem pode ministrar a atividade - De acordo com a Lei Federal 9696/1998, compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, realizar treinamentos especializados, participar de equipes ...
Um dos princípios do treinamento funcional é a transferência, que é a habilidade de usar o que foi aprendido em aula durante atividades fora dela. Por isso o funcional é tão eficiente como exercício corretivo e de reabilitação.
O treinamento funcional se baseia em sete movimentos considerados primários para a sobrevivência humana e para a performance esportiva, são eles: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar.
É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.
PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS DO TREINAMENTO 1 . ... INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA Cada indivíduo possui uma estrutura física e uma formação psíquica própria, o que obriga o estabelecimento de diferentes tipos de condicionamento para um processo de preparação desportiva.
Princípio da sobrecarga ou princípio da elevação progressiva da carga. Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico. O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento.