O isolamento absoluto tem como objetivo eliminar ou diminuir a umidade no campo de trabalho durante os procedimentos odontológicos e proporcionar mais segurança ao paciente.
O primeiro passo para fazer o isolamento absoluto é marcar o lençol de borracha com a caneta. Para isso, prenda-a ao arco metálico Young nas extremidades. Em seguida, peça para que o paciente abra a boca e apoie o lençol sobre os dentes que serão isolados, marcando-os com a caneta sobre a borracha.
Além disso, existem algumas regras gerais para a colocação do isolamento absoluto: esterelização do grampo; utilização de fio dental; invaginação da borracha no sulco gengival dos dentes, impedindo a penetração de saliva; colocação de grampo no lado oposto sem perfurar.
Isolamento relativo Indicado para confecção de restaurações provisórias ou em condições de impossibilidade de isolamento absoluto. No arco superior, a própria pressão da musculatura consegue prender o rolo de algodão ou gaze em posição. Para o arco inferior, podem-se utilizar dispositivos auxiliares como rolo-plast.
Principais materiais restauradores utilizados na odontologia
Os principais custos variáveis no curso odontologia são os equipamentos odontológicos. O Dr. Nayo Hernandes, comentou que “o custo com equipamentos odontológicos pode variar em média entre R$ 4.
"Odontologia é um curso caro porque necessita de muitos professores. Em uma clínica, por exemplo, temos um professor para cada seis alunos. Além disso, os equipamentos têm de ser renovados constantemente", disse Savério Mandetta, diretor da faculdade de odontologia da Universidade Metodista.
Principais itens do material odontológico
Quais os principais materiais para o curso de Medicina?