Efluxo consiste na saída de uma determinada substância para o exterior de uma célula. Ao contrário do Influxo ., que é o mesmo que a entrada de alguma substância para o interior de uma célula. A resistência às tetraciclinas codificada por plasmídeos em Escherichia coli resulta deste efluxo ativo. ...
Significado de Influxo substantivo masculino Influência física ou moral; ação de influir, de exercer domínio ou de expressar poder em relação a algo ou alguém. [Figurado] Afluência; movimentação do que se direciona para o mesmo lugar.
Significado de Estupefação substantivo feminino [Medicina] Adormecimento de uma parte do corpo. [Figurado] Grande espanto, assombro.
Refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. Os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago (um tubo que desce pelo tórax na frente da coluna vertebral) e caem no estômago, situado no abdômen.
Dicas simples para tratar o refluxo
O refluxo gastroesofágico ocorre em razão de uma falha no esfíncter esofágico inferior, também conhecido como esfíncter cárdico, que funciona como uma válvula, não deixando que o bolo alimentar que está no estômago retorne para o esôfago. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Esofagite, na maioria das vezes, está relacionada a doença do refluxo gastroesofágico, que dependendo da intensidade e do nível que o refluxo atinge o esôfago, pode levar a uma irritação dos brônquios pulmonares, devido a proximidade anatômica destes orgãos.
Dores de cabeça e mal-estar geral Dor de cabeça é uma reação comum, pois a pressão sanguínea causada pelo estresse pode prejudicar os tecidos. Além disso, a sensação de peso no estômago também pode causar algum cansaço generalizado.
Você sente dor de cabeça após um dia de stress, quando sua pressão está alta ou quando ela quer indicar algo mais grave como alguma doença acompanhada de febre e náuseas, por exemplo. O que nem todo mundo sabe é que esse sintoma também pode ter origem estomacal, podendo estar relacionado a problemas como azia.
Enjôo e vômitos são dois sintomas da enxaqueca comuns durante as crises. Esses sintomas em geral acompanham uma dor de cabeça forte. Ainda que a pessoa não tenha comido nada por várias horas, o enjôo e até vômito podem ocorrer como sintomas de enxaqueca.
Um motivo é o acúmulo de ácido clorídrico no estômago. O órgão continua produzindo suco gástrico mesmo sem ter nada para digerir. Se esse caldinho com pH 2 acabar subindo para o esôfago, você terá refluxo e vontade de vomitar. Mas não é todo mundo que enjoa quando fica sem comer.
Procure um médico "Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.
O que fazer: no caso de dor de cabeça constante, é recomendado que a pessoa relaxe num local escuro e tome um remédio analgésico, como Paracetamol ou AAS, sob orientação do clínico geral.
Faça refeições leves e hidrate-se Ainda que o desencadeante da sua crise não seja a alimentação, uma dieta leve rica em líquidos no momento da crise pode ser muito útil. Nos casos em que não há vômito, o jejum prolongado pode inclusive agravar a enxaqueca.