Isso implica em reconhecer que qualquer cidadão, seja ele membro do Poder Público ou não, tem o dever de denunciar abusos cometidos por familiares ou por terceiros, bem como o dever de contribuir para o crescimento pessoal da criança e do adolescente, tratando-os de forma igualitária e inclusiva.
Apoio da família, de médicos, especialistas, professores, município, etc. ... O poder público, por sua vez deve assegurar todo o atendimento nas áreas de saúde e educação para essa pessoa portadora de necessidades, e deve, além disso, promover a saúde física e mental não só da criança, mas de toda a família.
Além dos próprios educadores, as famílias que integram a comunidade escolar podem estimular uma cultura de respeito às diferenças, observar e mediar os conflitos que tais diferenças geram entre os estudantes, contribuir, enfim, para a inclusão e um ambiente de respeito e solidariedade.
Os pais são agentes indispensáveis no processo educacional dos filhos. A família é a que melhor conhece a criança porque a acompanhou desde seu nascimento e, da mesma maneira, a criança sente-se mais segura estando próxima da sua família.
A escola e a família possuem o dever de garantir a educação dos indivíduos, de modo que ambas se complementam em seus papeis, razão pela qual é importante voltar o olhar para a participação da família como parceira do ambiente escolar para concretização do processo de ensino e aprendizagem, principalmente na ...
O contato dos educadores com a família é um imprescindível para obter uma visão completa e não escolar do aluno. ... Então verifica – se a necessidade da presença dos pais na escola, pois tanto um como outro poderão desempenhar suas atividades de forma que a criança seja a principal beneficiada.
A participação da família no ambiente educacional é um processo de mão dupla, pois tanto a escola como a família devem dialogar sobre o processo ensino-aprendizagem dos estudantes (Rodrigues, 1992). Para essa relação acontecer é preciso que haja envolvimento, participação e cooperação de ambas as partes.
Ligação entre família e escola
1:- o conteúdo cultural: A sociedade possui um cabedal de conhecimentos, adquiridos no decorrer de sua história, incluindo sua cultura, suas descobertas científicas, seu patrimônio histórico-social e suas conquistas tecnológicas, que transformam continuamente o mundo. ...
A educação que integra o centro do processo de nossa formação social é determinada pelas regras, normas morais, éticas, costumes e língua, comuns aos demais integrantes que anteriormente receberam esse mesmo conjunto de aparatos para que pudessem se guiar por sua realidade.
Na sociedade contemporânea, a escola é um marco na vida das pessoas. A escola é o evento mais importante na vida da criança e do jovem, porque lá estão os amigos e é lá que constroem sua autonomia, capacidade cognitiva e moralidade. ...
A finalidade do sistema escolar brasileiro, de acordo com José Augusto Dias, apresentado no texto é: a. saber que o sistema pode ser aberto ou fechado. ... a rede de escolas que se restringe a cuidar dos alunos.