O realismo é uma corrente filosófica centrada no objeto, as coisas, naquilo que está para ser conhecido. ... Enquanto o realista crê poder conhecer a realidade em si mesma, o idealista pensa que só é possível conhecer as coisas na medida em que se manifestam para nós.
O idealismo parte de uma situação ideal instaurada, já a razão subjetiva parte de algo que não está pronto, encontrado no subconsciente humano. A razão é de extrema importância para a sociedade, uma vez que por meio da razão pode - se pensar e agir de forma racional.
é uma capacidade intelectual e moral dos seres humanos (sujeitos do conhecimento) o sujeito é racional.
Chama-se realismo a posição filosófica que afirma a existência da razão objetiva. Há filósofos, porém, que estabelecem uma diferença entre a realidade e o conhecimento racional que dela temos.
Razão Objetiva = a realidade é racional em si mesma. ... Para muitos filósofos, a Filosofia é o momento do encontro, do acordo e da harmonia entre as duas razões ou racionalidades.
A Razão Objetiva, por estar em busca de uma verdade universal – metafísica – não poupou a religião e nem a mitologia de seus ataques. A Razão Subjetiva, por sua vez, acabou superando a Objetiva por proporcionar uma trégua com a religião ao institucionalizar o comportamento humano as normas da religião ou do mito.
A razão objetiva trata-se da razão que é comprovada por fatos não sequenciais, a razão subjetiva trata-se da razão que é comprovado por meio de fatos sequenciais. A razão objetiva para ser fundamentada não precisa de um processo de escolhas múltiplas ou experiências para serem executadas.
Razão instrumental é um termo usado por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica, para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt). À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica. ... Tendo cedido em sua autonomia, a razão tornou-se um instrumento.
O que é Razão: É a faculdade de raciocinar, de ascender às ideias. A palavra razão tem origem na palavra latina, “ratio” e na palavra grega “logos”, que significam reunir, juntar, medir, calcular, portanto, razão significa pensar, falar ordenadamente, com medida, com clareza e de modo compreensível.
A razão, segundo a origem latina, vem da palavra ratio, que significa reunir, juntar, calcular. Por outro lado, segundo a origem grega, razão originaria da palavra logos, que significa, do mesmo modo, reunir, juntar, calcular.