substantivo [Medicina] Deficiência na afetividade/emotividade; período de depressão.
Sensação exagerada de bem-estar, euforia ou excitação. Uma pessoa com humor elevado pode descrever uma sensação de "euforia", "êxtase", de "estar nas nuvens" ou "no topo do mundo". eutímico. Humor na faixa "normal", que Implica a ausência de humor deprimido ou elevado.
abulia e hipobulia - Por Hipobulia e Abulia entende-se, respectivamente, a diminuição e a total incapacidade do potencial volitivo. Esse enfraquecimento da vontade pode ocorrer, fugazmente em indivíduos normais, em estados de fadiga ou em conseqüência de trauma emocional intenso.
ALTERAÇÕES DA ATENÇÃO Já a hipovigilância se caracteriza por menor atenção ao mundo externo, estando o indivíduo "mergulhado" em seu próprio mundo. O indivíduo apresenta uma rigidez associada à diminuição da capacidade de mudar o foco da atenção.
Capacidade de realizar aquilo que deseja ou que planejou, comportamento direcionado ao objetivo. É a forma de medir o desempenho conjunto das funções psíquicas. Alterações: hipopragmatismo (diminuição) ou apragmatismo (abolição).
Significado de Distração substantivo feminino Falta de atenção em relação ao mundo exterior; desatenção. Aquilo que resulta dessa falta de atenção; irreflexão, inadvertência. O que se faz por entretenimento, passatempo, divertimento; diversão.
A distração pode ser causada por diversos tipos de fatores. "Fome, problemas de difícil resolução e até mesmo um sapato apertado podem tirar sua atenção", enumera a psiquiatra Evelyn. Ter muitas coisas em mente também acaba tirando o nosso foco do aqui e agora, e isso é normal!
“A fim de poderdes dedicar-vos ao senhor sem distração alguma”. I Co 7.
- Por que nos distraímos? Psicólogo: A distração aparece porque algum assunto interno ou externo está chamando mais a atenção e pode se tornar incontrolável voltar o foco para onde pretendia inicialmente. ... Distrair significa que não estamos com a atenção voltada para o que seria importante naquele momento.
As causas variam entre estresse, tensão, depressão, fadiga e podem ser também originárias da infância. Abaixo, você vai ver algumas razões para a dificuldade de concentração.
Chega de procrastinar! Siga essas dicas para se tornar mais objetivo e menos distraído
Como acabar com a falta de atenção no trabalho
Concentre toda a sua atenção nas tarefas simples do dia a dia.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é bem conhecido como uma doença típica da infância. A criança apresenta falta de persistência nas atividades que envolvem concentração, não completa as tarefas, tem atividade excessiva e desorganizada.
A dificuldade de atenção passageira pode ser causada por algumas disfunções do nosso organismo. "Aspectos emocionais e doenças, como anemia, depressão e ansiedade. podem estar associadas ao problema", explica Paulo.
A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.
Para se ter um diagnóstico TDAH é preciso realizar alguns exames : avaliação neuropsicológica e o exame PAC ( processamento auditivo central) , estes exames poderão ser solicitados por médicos neurologistas ou psiquiatras.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Tipos de TDAH
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Em relação à dificuldade em aprender, o grande problema é a falta de atenção. Para essas pessoas, é difícil passar muito tempo concentradas em alguma coisa, por exemplo, na leitura de um texto ou na explicação de um conteúdo.
A dificuldade de aprendizagem (DA) ocorre quando a criança não consegue assimilar o conteúdo, mesmo após diversas explicações do professor e dos pais. ... Os pais devem ser participativos na educação e, juntamente com o professor, devem trabalhar na identificação das dificuldades do estudante.
Muitos alunos não aprendem por falta de responsabilidade, e os demais não precisam ouvir sermão junto com eles. Professores estressados também não ajudam muito. Às vezes os alunos não aprendem porque têm preguiça de estudar, e outras vezes pelo tipo de aula de alguns professores.
O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a um barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional. Por se tratar de questões psicopedagógicas, as dificuldades de aprendizagem podem ser resolvidas no ambiente escolar.
Dificuldade de Aprendizagem na Escola: como superar?