A válvula termostática é uma peça importantíssima do sistema de arrefecimento dos carros. Ela controla a temperatura do motor. Quando o motor está frio, ela fica fechada, fazendo com que o líquido de arrefecimento (água e aditivo) volte para o bloco do motor.
Para saber se ele está na temperatura ideal de funcionamento, verifique o ponteiro da temperatura. Na maioria dos modelos, os 90 graus fazem com que o ponteiro fique na metade do marcador. É importante manter o óleo do motor com a especificação correta e dentro do prazo de validade.
No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador. Com isso, o motor vai elevando a temperatura gradativamente até chegar ao ponto de superaquecer.
02) O motor do carro esquentava com o ar-condicionado ligado. Sem ar a temperatura se mantém normal, com ar ligado em transito pesado ou com o carro parado se deixar a temperatura aumenta até ferver. ... Se a pressão estiver mto alta o compressor fica pesado e pode sobrecarregar o motor. PRESSÃO DO GAS = NORMAL.
O Zetec Rocam era uma versão mais barata do Zetec-S com um came e oito válvulas. Como resultado, esse mecanismo exibe um comportamento mais áspero, produzindo mais vibração e ruído. Os roletes nas alavancas tipo dedo, que movimentam as válvulas, era a inovação desse motor da Ford.
Nos veículos com motores Zetec Rocam (sistema EEC V), existe somente um sensor de temperatura da água. Esse sensor serve para informar a temperatura à central do sistema de injeção, UCE – Figura 1. Nesses veículos, a UCE está ligada ao sensor e ao indicador de temperatura no painel de instrumentos.
A autonomia do Fiesta Rocam 1.
O próximo passo é ligar o motor do carro, e conforme o nível da água for baixando, completar com liquido de arrefecimento até utilizar os 3 litros que devem ser adicionados (conforme manual na figura abaixo, são quase 6 litros e a proporção é 50% de água e 50% de solução para radiador), e então após adicionar toda a ...
O sistema de arrefecimento do motor é montado por um ciclo fechado que contém 7 componentes principais. Eles são: bomba d'água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha. Com o fluxo fechado destas peças, não é possível que a água evapore.
Fazem parte do sistema arrefecido a água:
Tampa do reservatório: Nos veículos novos a tampa não fica mais junto com radiador, fica no reservatório de expansão. Ela suporta altas temperaturas e se estiveram com problemas ou mal encaixada comprometem o resfriamento do motor. Trocá-la de acordo com a indicação do fabricante.
Quem coloca o líquido em movimento pelo sistema é a bomba d'água. Quando o carro está desligado, todo o líquido fica alojado no vaso de expansão (que é a peça plástica que você usa para checar se o nível do líquido está correto).
Barulho diferente no motor Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d'água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.
Aqui estão alguns sintomas comuns que sugerem ter uma bomba de água ruim:
- Pode estar ocorrendo problema na válvula termostática, bomba d'agua ou obstrução nas aletas do radiador. - Devemos providenciar a inspeção dos componentes, se encontrar alguma imperfeição fazer a substituição da peça ou, em último caso substituir o radiador.