Entre as técnicas utilizadas, encontra-se o conceito da estabilização segmentar lombar (ESL), caracterizada por isometria, baixa intensidade e sincronia dos músculos profundos do tronco, com o objetivo de estabilizar a coluna lombar, protegendo sua estrutura do desgaste excessivo8.
A estabilização segmentar vertebral (ESV) é um método de fortalecimento baseado na conscientização da contração muscular destes músculos específicos. O objetivo desse estudo foi o de descrever os benefícios da ESV na redução da dor e melhora da funcionalidade em pacientes com lombalgia crônica.
Uma alternativa para o tratamento e prevenção da diminuição do trofismo dos estabilizadores lombares é a aplicação da Estabilização Segmentar Vertebral (ESV), um método de fortalecimento baseado na conscientização da contração muscular, através do treinamento resistido dos multífidos e transverso do abdome e da ...
Resumindo, a estabilização central, também conhecida como estabilização segmentar, é um mecanismo de proteção e manutenção da zona neutra corporal durante movimentos das extremidades, que é realizado pelos músculos da unidade interna do complexo lombopélvico de forma automática, que é extremamente útil para a prevenção ...
Alongamentos cruzados ou para a lombar bem como certos abdominais trabalham os músculos adequados. Também há os de contração e de ponte, por exemplo. Eles ajudam a estimular certos grupamentos musculares, o que faz com que a coluna ganhe a força necessária.
Inspire parado e expire lentamente enquanto flexiona a coluna para frente, iniciando a mobilização desde a pelve até a cervical. Inspire no final do movimento.
A estabilidade vertebral é definida como a habilidade de controlar movimento e prevenir movimentos indesejáveis da coluna. Esta estabilidade é realizada pelos músculos profundos, principalmente, os multífidos e transverso do abdômen.
Imobilizando a Coluna Cervical Na posição alinhada neutra deve ser mantida manualmente sem tração significativa, até que a imobilização mecânica do tronco e da cabeça seja completada (PHTLS, 2007). A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão.
COMO PROCEDER -Evite movimentar a região lesionada; -Aplique compressas frias ou saco de gelo no local; -Caso seja necessário imobilize a região; -Procure o médico.
Rotação de tronco no Cadillac Deve realizar a rotação de tronco, levantando um braço (flexão) e abaixando o outro (extensão). Esse exercício tem objetivo de dar maior mobilidade e flexibilidade aos músculos que se ligam à coluna cervical e torácica.
A fisioterapia é excelente para o tratamento da hernia de disco e pode ser feita com exercícios de alongamento e fortalecimento, equipamentos eletrônicos, uso de compressa quente. Outras técnicas que podem ser úteis são o Pilates, hidroterapia, RPG e a tração na coluna, por exemplo.
Analgésicos, como o Paracetamol; Anti-inflamatórios, como o Diclofenaco ou o Ibuprofeno; Relaxantes musculares, como Ciclobenzaprina ou Citrato de Orfenadrina.
Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
10 sintomas da hérnia de disco
A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.
Na maioria dos casos, a dor nas costas melhora ao longo de 2 a 3 semanas, desde que a pessoa permaneça em repouso e aplique compressas mornas na região da dor.
Apesar de muito confundida com uma simples dor na coluna, crises da doença duram, muitas vezes, mais de seis semanas, e, quando não tratadas, podem causar imobilidade na região afetada.
O que fazer para aliviar a dor na coluna
Compressas quentes na região dolorida ou sessões de eletroterapia, que aquecem a região, e podem ser úteis para desinflamar a área e eliminar a dor; Exercícios de correção postural, que podem ser introduzidos após alívio da dor, para prevenir crises de sintomas e fortalecer a musculatura da coluna.
Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.