Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas. Os cromossomos (do grego, chroma, cor, e soma, corpo) são corpúsculos compactos que carregam a informação genética.
Os cromossomos não homólogos, ou heterólogos, são aqueles que fazem par com outros cromossomos, mas os genes não se encontram na mesma posição, o que faz com que não sejam geneticamente iguais.
Metacêntrico: Centrômero em posição mediana. Os dois braços possuem o mesmo tamanho. Acrocêntrico: Centrômero próximo de um dos extremos do cromossomo. Um dos braços fica grande e o outro menor.
Os cromossomos podem ser definidos como DNA altamente condensado. Na espécie humana temos 46 cromossomos no núcleo de nossas células. Esses cromossomos estão dispostos em pares, ou seja, temos 23 pares de cromossomos. ... Homens apresentam cromossomos sexuais XY, enquanto a mulher XX.
Na prófase os cromossomos condensam-se e se tornam visíveis dentro do núcleo, também começam a funcionar as cromossomos. Na metáfase é a etapa que os cromossomos apresentam o máximo de condensação.
A fase do ciclo celular em que os cromossomos são mais visíveis é a metáfase, pois é quando os cromossomos estão no grau máximo de espiralização.
Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.
Acontece em uma sub fase da interfase denominada de fase S (síntese), quando todo o DNA se duplica e novas proteínas histonas são adicionadas a uma das novas moléculas formadas(observe que nos eucariotos a cromatina será duplicada como um todo, e não apenas o DNA).
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
A meiose é um tipo de divisão celular reducional, pois gera células-filhas com metade do número de cromossomos. A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. ... Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.
A meiose é um processo celular que, ao invés de originar duas células-filhas diplóides (2n), idênticas à célula-mãe, como na mitose, resulta em quatro células-filhas haplóides (n). Ela ocorre nas células produtoras de gametas, masculinos e femininos e propicia as variações genéticas.