A American Speech and Hearing Association (ASHA)1 refere que as Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) abrange todas as formas de comunicação alternativas à fala, sendo usada para expressar pensamentos, necessidades, pedidos e ideias de pessoas com complexas necessidades comunicativas.
A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
Questão 2 Quais as características para escolher os sistemas alternativos de comunicação descritos por Manzini (2006) no aspecto tipos de estímulos e de estratégias utilizados? ... Facilitam interação, parceiros de comunicação alternativa, participação da família.
Os métodos de CAA são variados e devem ser personalizado para atender às necessidades de cada indivíduo. ... Esses modelos podem e devem ser pais, colegas, irmãos, cuidadores, profissionais e outros. Desta maneira, o sistema torna-se não só uma ferramenta de linguagem expressiva, mas também receptiva.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Segundo o especialista, a comunicação é a base da inclusão social e permite que portas sejam abertas. ... O psicólogo acredita que, “além da inclusão no mercado de trabalho a partir da contratação de pessoas com deficiência, as empresas de tecnologia realizam a grande e fundamental tarefa de facilitar a comunicação”.