blastula é um conjunto de células com um meio oco originado através da clonagem da morula de onde surgem os parazoarios( poriferos). gastrula é uma formação originada após a gastrulaçao da blastula que apresenta um arquentero, um blastoporo e dá origem aos eumetozoarios.
Na gastrulação, a blástula sofre mudanças e ocorre a formação dos folhetos embrionários. ... A gastrulação é uma etapa importante do desenvolvimento embrionário, pois é nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma).
Processo pelo qual o disco embrionário bilaminar é convertido em disco embrionário trilaminar (inicio da morfogênese). Durante a gastrulação ocorrem alguns eventos importantes como a formação da linha primitiva, camadas germinativas, placa precordal e notocordal.
Em embriologia, o blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva (ou arquêntero) com o meio externo. Nos equinodermos, nos hemicordados e nos cordados, o blastóporo dá origem ao ânus (deuterostômios - origina o ânus primeiro e a boca por segundo. ...
Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura.
Depois que a mórula é formada, suas células (os blastômeros) começam a migrar para a região periférica, formando uma cavidade central chamada de blastocele. ... Este processo faz com que as células, por osmose, comecem a liberar líquido para este espaço, fazendo com que a cavidade aumente.
Desenvolvimento. A epiderme é um tecido que se origina da ectoderme embrionária. Após a gastrulação uma única camada celular recobre o embrião, dessa camada terão origem o sistema nervoso e o epitélio.
De acordo com esta taxonomia, a Integridade da pele prejudicada é um diagnóstico real, que se refere à "epiderme e/ou derme alteradas", devido a fatores externos, que incluem: hipertermia ou hipotermia, substância química, umidade, fatores mecânicos (por exemplo, adesivos que arrancam os pêlos, pressão, contensão), ...
O estrato espinhoso apresenta células ligadas através de desmossomos, conferindo assim resistência ao tecido e um aspecto espinhoso. O estrato germinativo, também chamado de camada basal, contém as células-tronco da epiderme e é a sua camada mais profunda.
A pele fica mais fina quando somos idosos porque ela passa por uma importante redução na espessura da epiderme (sua camada mais superficial) e, principalmente, da derme (camada intermediária), com o passar dos anos. Tais processos ocorrem pela diminuição da densidade de fibras elásticas e de colágeno.
Key-words: dermis; aging; skin aging; epidermis; skin. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que, na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas. Atrofia, enrugamento, ptose e lassidão representam os sinais mais aparentes de uma pele senil.