O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário.
Dentre os aspectos negativos da modernização do campo, podemos citar: impactos ambientais e no solo, aumento do êxodo rural, concentração de terras e expansão da fronteira agrícola e do desmatamento.
A Revolução Verde era apontada como uma solução pra fome mundial, com novas tecnologias aplicadas no setor agrário para intensificar a produção de alimentos se esperava que sucessivamente a fome fosse diminuída, o que não aconteceu, já que o resultado disso foi a contaminação de solos e águas, destruição de florestas, ...
Resposta. Porque não conseguiu combater a fome no undo por causa que a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados. E também porque pequenos produtores não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção.
Resposta. Porque embora a produção tenha sido aumentando com toda a introdução da tecnologia na agricultura, nem todo mundo tem o poder de compra e, portanto, boa parte da população não tem acesso aos alimentos produzidos.
Resposta. A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, vários problemas sociais não foram solucionados, como é o caso da fome mundial, além da expulsão do pequeno produtor de sua propriedade.
Verificado por especialistas Consequências: Aumento da produção, menor perda por pragas da mesma, maior mecanização produtiva, mas, maior saída do trabalhador de porte médio de suas terras porque não puderam acompanhar a modernização.
Revolução Verde no Brasil Entre os produtos de grande desempenho estavam a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fundada em 1973.
A revolução verde surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através de desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização e utilização de maquinário.
A Revolução Verde tem como objetivo maximizar a produção agrícola utilizando-se de técnicas, como a BIOTECNOLOGIA, para produzir sementes transgênicas, plantas mais resistentes à infortúnios da produção (pragas), alterações climáticas, melhor tolerante ao fertilizantes e estimulantes do crescimento.
Resposta. Resposta: A Agricultura de Precisão foi a principal responsável pela busca por novas tecnologias e avanços para as plantações. ... Elas podem ser consideradas um dos fatores mais importantes que possibilitaram o sucesso do emprego da agricultura de precisão nas plantações de todo o mundo.