O maior perigo da febre é a desnaturação de proteínas naturais do corpo. A febre funciona como um processo de tentar desnaturar proteínas e outros elementos de perfis virais, bacterianos, entre outros.
A febre alta, acima de 40 graus, pode ocorrer a desnaturação de proteínas, já que quase todas as proteínas endógenas funcionam entre 35 e 37 graus.
As variações da temperatura corporal Os problemas ocorrem quando essa variação de temperatura passa de um grau. Os infectologistas estabelecem o limiar de 37,3°C como uma febrícula e consideram temperaturas acima dos 39°C como febre alta. As faixas são as seguintes: De 37,3°C a 37,8°C – febrícula.
Tratamentos naturais para baixar a febre
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.
A partir de quantos graus devo me preocupar? Podemos considerar um quadro de febre quando os valores são maiores que 37,8 °C e, quando eles passam dos 39 °C, a classificação é de febre ALTA. Um ponto importante aqui é que a intensidade da febre não está relacionada à gravidade da doença.
Não se sabe ao certo o que está na origem das ondas de calor, mas sabe-se que podem estar relacionadas com alterações hormonais e com a regulação da temperatura do corpo, controlada pelo hipotálamo, que é sensível a alterações hormonais.
Muitas vezes a causa dessa sensação de febre é o estresse e as crises de ansiedade, que podem também causar tremedeira em todo corpo. Só é indicado tomar algum remédio para baixar a febre, como Paracetamol ou Ibuprofeno, caso seja orientado pelo médico e quando o termômetro registra, pelo menos, 37,8ºC.
– Ondas de calor: elas geralmente começam como uma sensação súbita de calor na parte superior do tórax e no rosto. A sensação de calor se espalha por todo o corpo e tem a duração de poucos minutos. Algumas mulheres transpiram durante o calorão e depois sentem calafrios e arrepios quando termina o fogacho.
O excesso de líquido no corpo pode ser causado por falta de atividade física, calor intenso, menstruação, gravidez e por utilizar alguns medicamentos. Ele também pode ser um alerta para doenças mais sérias como insuficiência cardíaca e pulmonar, tireoide, doença hepática, diabetes, lesões nos rins e alergias.
Temperatura corporal: é o balanço entre o calor gerado e o perdido pelo corpo humano. Medida ou verificação da temperatura corporal: é um método de estimativa da temperatura central do corpo.