Evitando a deflagração de uma guerra, a Espanha solicitou o papa Alexandre VI para arbitrar a questão. Em 4 de maio de 1493, a Bula Inter Coetera estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas.
➡Porque ele não foi aceito! Devido a discordância em dividir os territorios e domínios. Vale a pena ressaltar: O nome Tratado de Tordesilhas vêm da Cidade Espanhola do Reino de Leao e Castela...
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
O tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado por Portugal e Espanha , com finalidade de dividir as terras descobertas, Portugal acatou a determinações papais pois os papas tinham o poder supremo dos assuntos internacionais .
No caso podemo afirmar que o tratado de Tordesilhas foi firmado entre a Espanha e Portugal como forma de delimitar o território da América do Sul que tinha sido recém descoberto, consistindo assim a primeira delimitação do território Brasileiro. ... Posteriormente outros tratados seriam firmados.