Mesmo que o idoso esteja em casa ou no asilo, é sempre importante fazer um acompanhamento e visita com frequência. Muitos são esquecidos nos asilos e acabam falecendo sem nenhuma atenção dos familiares. Por isso, sempre que puder faça uma visita e ofereça um pouco de carinho.
Mensalmente o Asilo precisa de alguns itens com os quais a comunidade pode contribuir:
Asilo para idosos oferecem cuidados, carinho e atenção Para os idosos que perderam o contato com amigos e entes queridos, a convivência nos lares se torna algo essencial para o seu bem-estar. Porque todo o trabalho executado nos lares busca não somente amparar os mais velhos, mas oferecer mais qualidade de vida.
Funcionando como uma moradia, a casa de repouso é uma instituição voltada a idosos, tanto dependentes quanto independentes, que precisam de assistência e cuidados especializados. Recebendo acompanhamento contínuo, além de controle adequado para cada necessidade que possuam, por meio de profissionais da área da saúde.
Asilo é um estabelecimento para abrigo, sustento ou educação de pessoas com dificuldades de se manter, como dependentes químicos, idosos ou órfãos. Os asilos para idosos também podem ser designados por outros nomes, como casa de repouso, clínica geriátrica e ancionato.
A associação diz que o valor médio dos lares para idosos é de R$ 894. Mas a variação grande: é possível encontrar mensalidades de até R$ 10 mil, o que pode ser explicado pelo reduzido número locais.
1. Estabelecimento de caridade para albergue de necessitados, recolher e educar crianças pobres, etc. 2. Hospício; recolhimento.
O surgimento de instituições para idosos não é recente. O cristianismo foi pioneiro no amparo aos velhos: "Há registro de que o primeiro asilo foi fundado pelo Papa Pelágio II (520-590), que transformou a sua casa em um hospital para velhos" (4).
No Brasil, não há consenso sobre o que seja uma ILPI. Sua origem está ligada aos asilos, inicialmente dirigidos à população carente que necessitava de abrigo, frutos da caridade cristã diante da ausência de políticas públicas.
a) Grau de Dependência I: um cuidador para cada 20 idosos, ou fração, com carga horária de 8 horas/dia; b) Grau de Dependência II: um cuidador para cada 10 idosos, ou fração, por turno; c) Grau de Dependência III: um cuidador para cada 6 idosos, ou fração, por turno.
Modalidade II - dirigida a idosos dependentes e independentes que necessitem de ajuda e cuidados especializados, com acompanhamento e controle adequado de profissionais da área da saúde e; Modalidade III - voltada para idosos dependentes que necessitem de assistência total em, pelo menos, uma atividade da vida diária.
4.
Quanto à infra-estrutura física, a Instituição deve ter: ➢ Quando o terreno da instituição apresentar desníveis, deve ser dotado de rampa com corrimão para facilitar o acesso e a movimentação dos residentes; ➢ Os dormitórios devem ser separados por sexo, ter no máximo quatro leitos e banheiros com barras de apoio.
Como montar uma casa de repouso
As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.
FUNDAMENTOS: A fiscalização da regularidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) é atribuição, dentre outros, do Ministério Público, nos termos do Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.