Modo de uso: Aplique uma pequena quantidade nas áreas propensas a oleosidade e brilho. Reaplique quando necessário. É bom ressaltar que durante o uso de qualquer produto da linha Acnew é necessário usar protetor solar, seja durante o dia ou à noite.
A função da rainha na colmeia é reprodutiva, ela passa a vida na colmeia colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas.
Elas podem ficar confinadas ali por várias semanas. A câmara possui uma passagem estreita por onde somente as operárias conseguem passar para alimentá-la. Caso a rainha-mãe morra, ela será liberada para suceder o trono.
A abelha rainha quase sempre será a maior abelha da colmeia. Algumas vezes, os zangões podem ser do mesmo tamanho rainha ou até maiores que ela. No entanto, você pode diferenciá-los pela largura. A rainha será maior e mais estreita do que todas as outras abelhas.
Os zangões são os únicos machos da colmeia, e eles têm a função de fecundar a rainha. Os zangões não possuem ferrão e nem estruturas que lhes permitem trabalhar. Após a fecundação da rainha os zangões morrem.
Operárias e zangões Elas limpam os alvéolos da colmeia e as abelhas recém-nascidas, coletam néctar e pólen das flores, cuidam da alimentação das larvas, produzem cera para produção dos favos, elaboram o mel através da desidratação do néctar, produzem a geleia real, defendem a colmeia dos inimigos.
A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.
As abelhas são velhas conhecidas pela variedade de produtos que elas nos fornecem. Além do mel temos própolis, pólen, geleia real, entre outros. O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos.
As abelhas, ao coletarem o néctar das flores para a produção de mel, carregam também, involuntariamente ou não, o pólen, sendo este adicionado ao mel quando o néctar é regurgitado nos alvéolos.
As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.
A larva da rainha é criada num alvéolo modificado, bem maior que os das larvas de operárias e zangões, de formato cilíndrico, denominado realeira (Figura 5), sendo alimentada pelas operárias com a geléia real, produto rico em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais.
Reprodução. Quando restar apenas uma rainha jovem na colônia, ela realizará o seu voo nupcial, onde será fecundada por 12 a 15 zangões.
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.
Para evitar que os enxames se dividam naturalmente, o apicultor pode: retirar realeiras em colmeias que tenham rainhas; selecionar famílias com menor tendência a enxameação; reduzir o nascimento de zangão utilizando lâminas de cera integral; adicionar melgueira para dar espaço às abelhas; usar tela excluidora no alvado ...
A enxameação é o fenômeno de divisão natural de colônias, que ocorre quando os feromônios da rainha já não são suficientes para impedir a produção de novas rainhas.
Segundo o tenente, para evitar um enxame de abelha, o principal conselho é manter distância do local. Nunca tentar atingi-las com bastões, água ou qualquer outro meio, mesmo que a colméia seja pequena. No caso de um ataque com poucas ferroadas, deve-se aplicar compressas frias com gelo ou analgésico.
As abelhas não ficam onde não existe água. O apiário deve ficar entre 20 e 500 metros de uma fonte de água limpa e que seja suficiente para o número de colméias instaladas. A fonte de água pode ser um rio, um açude, uma nascente ou mesmo um bebe- douro para abelhas, feito pelo produtor.
Veja 10 dicas para melhorar a produção de mel
Então, para atingir a densidade de 1 colmeia por hectare, os agricultores familiares não devem instalar mais do que 25 colmeias povoadas em cada apiário. Para o agricultor familiar, é mais eficaz manter menor número de colmeias com gran- des populações do que grande número de colmeias com populações menores.
Profissão Apicultor e Meliponicultor: salário e carreira na área de APICULTURA E MELIPONICULTURA
PORTE DA EMPRESA | SALÁRIO MÉDIO | |
---|---|---|
Trainee | Junior | |
Grande Empresa | R$ 2.
Quanto custa montar um apiário 2019?Em comparação com outras atividades de produção animal, iniciar um negócio apícola exige investimento em torno de R$ 350,00 por 50 colmeias. A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final. Quantos quilos de mel uma colmeia produz por ano?Segundo Adelmo, uma colmeia convencional produz em média 30 quilos de mel por ano. No sistema de condomínio, ela chega fácil aos 150 quilos. Toda a produção segue para uma cooperativa que atende pelo menos outros 200 apicultores da região. Páginas populares:
|