A finta é uma movimentação corporal realizada por um jogador com o objetivo de enganar ou desviar a atenção do marcador adversário, garantir a posse de bola ou fugir de uma marcação.
drible no handebol significa driblar, quicar a bola. Já a finta se refere a começar a passada ou dar a impressão de que vai para um lado e mudar a trajetória para outro.
As principais características são: Deslocamento (mudar de um ponto para o outro da quadra). Mudança de direção (se deslocar em direção diferentes ). Troca de ritmo (do lento para o rápido e do rápido para o lento).
Tipos de chutes no futebol
O Chute no Futsal é a ação que se dá para deslocar a bola, é o ato de enviar a bola em uma certa direção. ... O chute defensivo é aquele que buscar afastar o perigo do ataque adversário, muitas vezes é realizado de qualquer forma sem uma direção específica.
O chute surge quando do contato da pessoa com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Logo, chute sempre é a mesma coisa, o que muda é o objetivo.
O chute surge quando do contato da pessoa com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Logo, chute sempre é a mesma coisa, o que muda é o objetivo.
Chute -> É o ato de chutar a bola, geralmente a fim de marcar o gol.
No chute, a perna realiza o movimento de um pêndulo que, ao tocar a bola, está no ângulo intermediário e após o toque é completada a extensão. Este movimento é impulsionado não só pela própria inércia da perna, como também, por toda a força desse grupo muscular potentíssimo da coxa.
O músculo agonista deste movimento é o quadríceps femoral. No membro posicionado posteriormente o joelho está em semiflexão, os músculos trabalhados são os isquiotibiais (semitendíneo, semimembranáceo, e bíceps femoral), grácil e poplíteo.
O Chute pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas regras, ou seja, com os pés, coxa, peito ou de cabeça . O melhor chute sem dúvida, é aquele que une precisão e força.
Um chute por cobertura consiste basicamente em fazer a bola tomar uma trajetoria de arco, passando sobre um obstáculo. Para fazer um chute por cobertura, mantenha sua postura de jogo com os dois pés orientados ao gol e o corpo ligeiramente inclinado pra frente.
Dentre as diversas formas de ser realizado, o chute com o peito do pé é o mais utilizado, pois com isso os jogadores conseguem imprimir maior força de remate em direção ao gol. A finalização com a parte interna do pé é um chute no qual o atleta consegue maior precisão, colocando a bola com mais facilidade onde desejar.
Quais os principais sistemas táticos?
Cabeceio no futsal O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola, ela vai para o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce.
Principais dribles
No drible alto, a bola é quicada lateralmente em frente ao corpo, por isso este tipo de drible é utilizado em situações nas quais o jogador se desloca em velocidade e não sofre marcação; no drible baixo, o jogador deve flexionar as pernas e proteger a bola com o corpo, sendo utilizado em situações nas quais a marcação ...
O drible, movimento de bater a bola contra o solo usando somente uma das mãos, permite ao jogador deslocar-se em campo e progredir no ataque mantendo a posse de bola. Deve ser executado continuamente. Se o jogador segurar a bola, deve, obrigatoriamente, passá-la para um companheiro de equipe ou arremessá-la.
Drible baixo ou de proteção O drible de proteção deve ser usado quando um adversário te impede de progredir no terreno. A posição do corpo é mais flectida que na anterior, e por isso, a bola deve ressaltar só até à altura do joelho. A cabeça deve sempre observar o defensor e o resto do campo.
No handebol existem 2 tipos de dribles: o drible alto, utilizado para deslocamentos em grande velocidade e fundamental para um bom contra-ataque; o drible baixo, utilizado basicamente para a proteção de bola. ... O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.
Para driblar, bata a bola contra o chão. A mão deve estar sempre sobre a bola. Se sua mão pegar a bola por baixo, o juiz pode marcar uma carregada e seu time perde a posse de bola. Mantenha os dedos bem abertos para não encostar na bola com a palma da mão.