Provas do 1º dia Entre as provas para o sexo masculino estão a corrida de 2450 metros em, no máximo, 12 minutos e três flexões de braços na barra fixa, sem limite de tempo. Já para o sexo feminino, a corrida é de 2100 metros em até 12 minutos, junto de uma flexão de braços na barra fixa, também sem limite de tempo.
“A mesma exigência de visão é feita para oficiais e soldados. Quase todas as polícias do Brasil, inclusive a Polícia Federal e a Rodoviária Federal, aceitam o uso de óculos”, afirmou. ... “A jurisprudência já entende que militares podem, sim, usar óculos”, afirma.
Realmente não se pode usar barba nas forças armadas. ... Uma das questões defendidas pelas forças armadas, é que os Militares, quando estão no campo de batalha ou em treinamento, fica com os pelos faciais mais expostos a sujeira. Para uma boa higiene seria necessário fazer a barba.
No mais, respondendo algumas dúvidas dos alunos, os professores esclareceram que cicatrizes podem, sim, reprovar os candidatos. Um bom exemplo é a cicatriz decorrente do uso de alargador: trata-se de um caso em que há interferência direta na segurança do candidato, futuro policial.
Cabelos (corte militar para eles e presos para elas, ambos proibidos de tingir os cabelos de forma “extravagante” ou “alegórica”), acessórios (brincos só para elas, e que caibam no lóbulo da orelha; nada de cores ou formatos “esdrúxulos”) e até indicações sobre esmalte e maquiagem (“discreta”) estão explicitadas no ...
Segundo as normas, os motivos são higiene e uniformização. O que também não pode é deixar o cabelo do militar muito comprido. Por isso, de 10 a 15 dias os militares estão cortando os cabelos. Alguns tem até carteira de cabelo que serve como uma identificação do corte do cabelo.