Segundo a metodologia, para interpretar o VIX:
VIX, em inglês Volatility Index, é o símbolo e o nome popular do índice CBOE (Chicago Board Options Exchange), que mede a expectativa de volatilidade do mercado de ações, com base nas opções do índice S&P 500 (Standard & Poor's 500). Em resumo, ele é um indicador de volatilidade futura do mercado de ações dos EUA.
Cálculo do VIX Seu cálculo envolve a média dos preços ponderados dos contratos de compra e venda de SPX (S&P 500) em uma ampla gama de preços de exercício, permitindo estimar a volatilidade a curto prazo dos preços das opções.
Volatilidade, na área financeira, é uma medida de dispersão dos retornos de um título ou índice de mercado. Quanto mais o preço de uma ação varia em um período curto de tempo, maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando esta ação - portanto, a volatilidade é uma medida de risco.
Basicamente, volatilidade é uma medida estatística que aponta a frequência e a intensidade das oscilações no preço de um ativo ou derivativo em um período determinado de tempo. Por meio dela, o investidor pode ter uma ideia estimada da variação do preço no futuro.
O índice de volatilidade relativa é um indicador de volatilidade. Pertence à família dos osciladores e é usado para medir a volatilidade do preço do título ao qual ele é aplicado. O índice relativo de volatilidade é usado principalmente por day traders e nos mercados de ações.
A volatilidade é uma indicação da incerteza sobre as variações futuras dos ativos. Um ativo com alta volatilidade significa que se pode esperar grandes flutuações em seus valores. Já em um ativo com baixa volatilidade, essas variações serão menores e se consegue ter maior grau de previsibilidade.
O VIX (Volatility Index) é um índice que mede a mede a volatilidade dos ativos na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Criado em 1993 pela Chicago Board Options Exchange (CBOE), reflete informações da volatilidade das 500 ações mais negociadas no mercado americano, contidas no famoso índice S&P 500.
O Mini Índice chega a variar entre 1000 a 3000 mil pontos em média por dia. Obviamente as oscilações variam entre movimentos de alta, baixa, fortes movimentos de tendencia e consolidações. Mas essa volatilidade alta rendem boas oportunidades para traders.
17h55
A partir de hoje (15), a B3, bolsa brasileira, volta a operar em seu horário normal, com as negociações sendo encerradas às 17h do horário de Brasília. Desse modo, o Ibovespa abre às 10h, com o fechamento às 17h. Com essa mudança no horário, negociações das 17h30 às 18h, chamadas de "after market", voltam a acontecer.
Horários de negociação no mercado de ações (mercado de Bolsa)
Fique atento! Às 9 horas abre o mercado de commodities, futuro de índice e dólar e às 10 horas, o mercado acionário e de opções.
Os melhores horários para operações Day Trade e Swing Trade
Os contratos futuros de Ibovespa, assim como o futuro mini de Ibovespa, terão negociação das 9h às 18h25 com call eletrônico às 18h25. Já os futuros de dólar, assim como o futuro mini de dólar, terão negociação entre 9h e 18h30.
Sessão asiática – das 20:00 às 06:00 (horário de Brasília) Na sessão asiática, os pares mais negociados são o USD/JPY e o GBP/JPY. Existe uma volatilidade alta desses pares de moedas, que gira em torno de 90 PIPs, o que pode gerar grandes lucros ou perdas.
A partir desta segunda-feira (15), o pregão da Bolsa de Valores brasileira passa a funcionar das 10h às 17h. Com a mudança, o After Market, que são negociações que podem ser realizadas mesmo depois que o mercado fecha, voltará a acontecer entre 17h30 e 18h.
O Ibovespa Futuro é um dos ativos do Mercado Futuro, no qual o contrato é negociado com o preço que os investidores acreditam que um ativo – como dólar, índice Bovespa e commodities – valerá no futuro a partir de seu valor atual.
O contrato de índice futuro é derivado do Índice Bovespa, também chamado de Ibovespa ou Ibov. Os contratos associados a ele são acordos que preveem uma estimativa de valor para determinada data de vencimento. ... A diferença é que, como dissemos, os vencimentos dos contratos ocorrem em datas futuras.
Índices futuros são contratos futuros que derivam de índices como o Índice Bovespa, principal termômetro de desempenho da bolsa de valores brasileira. Trata-se de acordos que definem preços de compra e venda para uma data futura.
Os minicontratos futuros de Ibovespa têm tamanho correspondente a 20% do contrato-padrão (R$ 0,20 por cada ponto do Ibovespa). IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o "Portal") é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda.
Contrato Futuro Índice Futuro Ibovespa e Mini-índice
Investir no Mercado Futuro é tão simples como investir em ações. Quando você compra um contrato futuro, passa a ganhar com a alta dos seus preços e perde dinheiro se o valor cair. A principal diferença é que no mercado futuro você não “paga” nem “recebe” pelo valor dos contratos que está operando.
A cotação do futuro de soja é aferida em moeda americana, ou seja, o dólar e dá-se por saca, sendo que o tamanho do contrato é de 450 sacas com 60 quilos de mercadoria, cada uma. ... O que está sendo negociado no mercado futuro são contratos que firmam o preço para uma negociação até uma determinada data futura.