A tecnologia GPON funciona através da transmissão de sinais ópticos. ... A partir daí, os sinais passam por splitters, que são componentes passivos da rede óptica responsáveis por distribuir o sinal óptico de uma única fibra para diversas outras.
As redes GPON possuem largura de banda assimétrica, de 2,5 Gbps para downstream e 1,25 Gbps para upstream. ... Seu alcance físico se mantém igual ao GEPON (20 km) e seu nível de splittagem é o dobro, ou seja, 128 ONTs por porta PON.
Podemos dizer que a principal diferença está na velocidade de transferência: enquanto na EPON ela é simétrica, na GPON é assimétrica. Ou seja, na EPON, tanto no downstream quanto no upstream, a velocidade é de 1.
A EPON é uma das versões de uso das Redes Ópticas Passivas ou Passive Optical Network (PON), que utiliza fibra óptica (ODN) para arquitetura de redes de ponto multiponto.
O termo FTTH (Fiber to the Home) é derivado do original e genérico FTTx, ou seja, Fiber to The Anywhere, que didaticamente significa “fibra até qualquer lugar”. Ou Seja, o “x” representa o destino final da fibra óptica. No caso do FTTH, o cabo de fibra óptica vai até a casa do cliente residencial.
Essa tecnologia é feita de forma direta entre o provedor de internet e o usuário, onde a fibra óptica é colocada diretamente em sua residência. A tecnologia FTTH permite altíssimas velocidades de internet, podendo transmitir grandes pacotes de dados em pouquíssimos segundos.
O FTTC (fiber to the curb ou “fibra até o poste”, em português) é o cabo que liga o provedor a um aparelho instalado no poste próximo a casa do consumidor. Nesse caso, o cliente se conecta indiretamente ao prestador de serviços, o que pode baratear os custos de contratação e manutenção do acesso à web.
Primeiros passos”, abordamos as etapas iniciais para montar um projeto de rede FTTH:
Qual o principal fator que as soluções FTTH infelizmente limitaram à sua utilização em residências? a) Custo elevado.
O splitter é um componente passivo de uma rede óptica que tem a função de distribuir o sinal óptico de uma fibra para várias outras, aumentando assim a ramificação da rede PON e deixando-a com mais capilaridade.
A OLT é um terminal de linha óptica que concentra os fluxos de dados e serviços, sendo um dos equipamentos mais importantes em redes FTTx. Sua função é enviar e receber as informações das ONTs (Optical Network Terminal).
Você sabe o que é OLT (Optical Line Terminal)? Trata-se de um equipamento utilizado na concentração e distribuição da rede de fibra óptica FTTx (Fiber-to-the-x). Essa é uma tecnologia relativamente recente, que surgiu com o objetivo de oferecer mais velocidade à internet.
Um OLT GPON é um terminal de linha óptica (OLT – Optical Line Terminal, na sigla em inglês), sendo responsável pelo gerenciamento do sistema de uma rede GPON, oferecendo uma interface ao restante da rede. O terminal pode estar localizado na central de serviços por meio de uma interface PON ou de forma descentralizada.
O OLT suporta alocação de largura de banda que permite fazer uma entrega suave de dados flutuando para a OLT, que geralmente chega em rajadas do cliente. A ONU pode ser conectada por vários métodos e tipos de cabos, como fio de cobre de par trançado, cabo coaxial, fibra óptica ou Wi-Fi.
A diferença entre os dois aparelhos está no modo como o sinal chegará até o local do cliente final: Ao usar uma ONT, ela será instalada nas dependências do cliente (casa, empresa, etc.), que vai receber o sinal óptico da OLT e o converterá em um sinal elétrico.
O que é ONU e para que serve? O ONU — Optical Network Unit — é uma unidade de rede óptica utilizada para converter o sinal óptico recebido pelo terminal OLT — Optical Line Terminal — em sinal elétrico a ser distribuído pela arquitetura FTTH, que explicaremos melhor em um tópico adiante.
É um equipamento chamado Optical Network Terminal (ONT) disponibilizado em comodato, na propriedade do cliente para a instalação da internet banda larga da Copel Telecom. É o que normalmente se chama de modem.
A ONU é uma organização internacional responsável por mediar conflitos entre países, disseminar a cultura de paz entre as nações, defender o respeito aos direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável e econômico dos países e a cooperação entre eles.
O que é uma ONU Bridge A função de um equipamento deste tipo é receber e enviar informações fazendo as conversões de padrão necessárias. Em inglês, bridge significa ponte e é exatamente essa a analogia que podemos fazer com esse dispositivo, uma vez que ele serve como uma passagem, uma ligação entre dois pontos.
O acesso à ONU é realizado via web através do endereço IP 192.
Devemos configurar a porta de rede do computador para a mesma faixa de IP que a ONU vem de fábrica, conforme figura abaixo: Após essa configuração, devemos executar algum navegador de internet e acessar o endereço http://1, referente às configurações da ONU.
FiberHome Login de Roteador
Conecte uma ponta do cabo UTP à porta Ethernet RJ45 da ONU GW24AC e à outra ponta à Ethernet LAN do PC ou outro equipamento de rede. Conecte a fonte de alimentação na porta PWR da ONU GW24AC e na tomada adequada. Os LEDs de operação irão indicar seu funcionamento conforme item 5.
O link usual é http://192.
Como acessar para configurar o modem / roteador HomeStation Fiberhome HG110 Vivo / Speedy. Primeiro passo e descobrir o IP do roteador, então precisa ir em executar > cmd e digitar ipconfig e procurar pelo gateway padrão geralmente vai ser 192.
Para fazer isso é muito simples. Confira o passo a passo abaixo: 1 - Acesse o “FiberHome” através do Navegador (Chrome, Firefox e I.E) pelo IP: 1. 3 – Acesse a aba “Network”: Wlan Settings ->Advanced.