Os primeiros passos são examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos, depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise, e por último preparar as descrições e especificações de cargos.
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. ... Feita a descrição, vem a análise de cargos. ANÁLISE DE CARGOS. Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.
A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.
Pescuma: Analisar e descrever cargos são importantes, pois na fase de levantamento e análise de informações são identificadas e definidas as atribuições, deveres, responsabilidades e competências exigidas pelos cargos.
A descrição de cargos traz a maneira como cada cargo é estruturado dentro da companhia. Detalha o conjunto de atribuições que o ocupante deve desempenhar, como as tarefas devem ser desempenhadas, a quem o profissional deve se reportar e o nível de autonomia que a pessoa tem na organização.
A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional.
Essa ferramenta é usada para descrever os cargos de forma detalhada, além de definir as funções exercidas, o departamento ao qual o funcionário é ligado e a remuneração aplicada ao cargo e também a sua relevância para o departamento. ...
O planejamento e administração de cargos e salários, deve-se dar importância à elementos, como função, cargo, descrição do cargo, requisitos, valor relativo e absoluto, estrutura de cargos e mercado de trabalho, para que se possa estabelecer de forma coerente, a especificidade de cada cargo/função.
A pesquisa salarial é uma ferramenta utilizada como fonte de informações para a tomada de decisão das empresas. Ela possibilita às empresas saberem seu posicionamento salarial atual em relação ao mercado em que atuam e assim planejarem e definirem seu posicionamento ideal, de acordo com a sua estratégia.
Como realizar a Pesquisa Salarial
Trata-se de um estudo sobre a competitividade salarial e dos benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa. ... Uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários pagos dentro da mesma, o chamado equilíbrio interno.
A Administração Salarial compreende os processos de construção das faixas salariais e gerenciamento das movimentações salariais. ... A maioria das empresas estabelece um calendário anual para realização dessas atividades que estão sob a coordenação da área de Remuneração.
Podem-se listar alguns objetivos que podem ser alcançados pela Administração de Cargos e Salários: A determinação de estruturas de remuneração, buscando reter e atrair o tipo de mão-de-obra que a organização necessita. ... Estabelecimento de uma política salarial regular e consistente. Correção de distorções salariais.
Portanto, a remuneração variável deve ser vista como uma forma de comprometer as pessoas e não como uma forma de comprá-las. Uma das principais razões para a utilização da remuneração variável é vincular a recompensa ao esforço realizado para conseguir determinado resultado.
Entenda como implantar um plano de remuneração variável
A remuneração variável (RV) é um programa de recompensas e incentivos que complementa o salário fixo do colaborador. Trata-se de uma remuneração relacionada ao desempenho profissional de uma pessoa ou de equipes.
A média da remuneração variável será calculada considerando os últimos 6 meses anteriores ao afastamento. – Acidente — Nos casos de acidente, os primeiros quinze dias de afastamento são considerados trabalhados e devem ser pagos normalmente.
É o salário acrescido dos benefícios sociais. Já a remuneração variável é a recompensa. Ela varia conforme a performance de cada colaborador, da equipe, ou da empresa como um todo. Por definição, a remuneração variável deve estar atrelada a metas, ou seja, à medição do desempenho profissional em um período de tempo.