Fluxograma com Formas 1 – Na barra superior, clique em “Inserir”, “Formas” e insira os retângulos e linhas para compor o diagrama. 2 – Com as formas inseridas, clique em “Inserir” e depois em “Caixa de Texto” para determinar os locais em que haverá conteúdo.
Fluxograma nada mais é do que uma maneira de representar um processo por meio de um desenho. Ou seja, é uma forma simples e fácil de identificar o fluxo com que as atividades acontecem, nele cada passo de um processo é representado por um único símbolo que possui uma resumida descrição.
O fluxograma é uma ferramenta da qualidade utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento e tornando a descrição do processo mais visual e intuitiva.
O fluxograma apresenta as seguintes vantagens:
Nome: Conector para outra página Significado do símbolo no fluxograma de processos: Mostra que há uma referência cruzada e um link deste processo para outro processo desenhado em outra página.
Tipos de fluxograma
Um fluxograma de processo de produção tem diversas finalidades: Documentar um processo para um melhor entendimento, controle de qualidade e treinamento de funcionários. ... Estudar um processo para fins de eficiência e melhoria. Ajuda a identificar passos desnecessários, gargalos e outras ineficiências.
O fluxograma de produção é uma ferramenta fundamental para uma indústria, pois permite conhecer todo o processo como um todo. Mas, para isso, é importante ter em mente que ele precisa ser bem feito e, ao mesmo tempo, ser completo e sucinto para que todos entendam, desde os diretores até os operadores.
O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ou acabado).
Os processos produtivos são atividades que recebem uma entrada (input), ganham um valor agregado e, então, geram uma saída (output). Ou seja, desde que seja gerado um valor, cada etapa na produção de um item ou na prestação de um serviço pode ser considerada um processo produtivo.
Outro ponto de fundamental importância neste processo são as operações de produção, que se diferenciam em quatro variáveis: Volume, Variedade, Variabilidade e Visibilidade.
Jobbing ou Job Shop – é o tipo de processo abaixo do Projeto, também são altamente customizados, porém cada produto compartilha os recursos das operações com outros produtos. A variedade é grande e o volume pode ser também, como no caso das gráficas, que produzem um tipo de material em grande número.