A baciloscopia é realizada na suspeita de que a pessoa tenha tuberculose. É um exame tradicional feito com três coletas do escarro do paciente para chegar ao diagnóstico.
O exame bacterioscópico ao Gram permite um estudo acurado das características morfotintoriais das bactérias e outros elementos (fungos, leucócitos, outros tipos celulares, etc).
O exame bacterioscópico da urina através da coloração de Gram permite uma avaliação da presença de infecção do trato urinário. Presta informações importantes e rápidas para o início da terapia, fornecendo informações semiquantitativas.
O exame é solicitado quando procura-se distinguir a gota e outros tipos de artrite, e investigar as causas do aumento do ácido úrico no sangue.
A urocultura com antibiograma é um exame laboratorial solicitado pelo médico que tem como objetivo identificar o microrganismo causador da infecção das vias urinárias e qual o seu perfil de sensibilidade e de resistência aos antibióticos normalmente utilizados para tratar a infecção.
Como é feito o exame
Como é feito o antibiograma Para realizar o antibiograma, o médico irá solicitar a coleta do material biológico como sangue, urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado por microrganismos.