10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
A redação do artigo científico
Quanto custa publicar em acesso aberto?
O preço de um artigo científico também varia conforme os pontos acima, mas por exemplo, um artigo com 15 páginas para um curso de graduação tem o preço inicial de R$ 277,00. Já para um curso de mestrado um artigo de 15 páginas teria como preço inicial R$ 347,00.
Os pesquisadores que escrevem os artigos não são pagos pelo conteúdo que os periódicos publicam e pelo qual cobram caro pelo acesso – a assinatura anual individual da Nature, por exemplo, custa 199 dólares, cerca de 1 mil reais. Mayana Zatz lembrou que o trabalho de revisão por pares tampouco é remunerado.
A publicação científica, nesse sentido, tem a função de registro histórico, sobretudo para as pesquisas que inicialmente não resultam em patentes. Publicar um artigo científico consistente é uma forma eficiente de garantir a precedência e a originalidade da pesquisa científica realizada.
Com o artigo feito e concluído, siga os seguintes passos, descritos por Ernani:
As publicações científicas objetivam divulgar a pesquisa para a comunidade, de forma que permita que outros possam utilizá-la e avaliá-la sob outras visões. ... A democratização da ciência com a disponibilização dos artigos publicados na íntegra, nos periódicos científicos, ainda é cercada de polêmica.
Resposta. Resposta:A importância dessas publicações é alertar os cidadães de como se previnir da doença,como ela se transmite,quais e onde são os focos dela.
As publicações também podem ser consideradas como um ativo que permite aos seus autores obterem o reconhecimento e a certificação como peritos em determinado campo de conhecimento, tanto em nível nacional como internacional.
As revistas científicas possuem um papel fundamental no desenvolvimento e na prática dos profissionais de enfermagem. ... Profissionais capazes de ler a realidade e de construir novas práticas apoiando-se em conhecimentos e tecnologias já existentes e exercitando a implementação de novas práticas de enfermagem.
Desde os primórdios da humanidade, o trabalho científico contribuiu significativamente para o desenvolvimento da sociedade a partir da percepção crítica e das buscas por paradigmas sociais que guiavam as organizações e grupos informais. Hoje, a pesquisa tem papel fundamental em novos conhecimentos.
A publicação científica consiste assim na divulgação dos resultados da investigação que podem ser comunicados sob diferentes formas de publicações.
Veja a seguir alguns tipos de publicações científicas:
Publicação é o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor (herdeiros, sucessores, titulares etc.).
Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:
A NBR 6022 da ABNT diz que existem dois tipos de artigo: os de revisão e os originais. Artigos de revisão são parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. Artigo original, por sua vez, é parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
Podemos separar os artigos científicos em dois tipos gerais, os de periódico (ou divulgação) e os de revisão, que podem ser anuais ou seletivos.