Podemos dizer que a expressão do produto de solubilidade (KPS) sempre é igual ao produto das concentrações em mol/L dos seus íons na solução saturada elevadas a uma potência que é igual ao seu coeficiente na equação de dissociação iônica do composto.
Resposta. Se uma substância for soluvel (exemplo: sal) ele irá dissolver na água já os insolúveis (exemplo: petroleo) ele não irá dissolver na água. Soluvel: se pegarmos o sal botar na água ela será dissolvida mas em alguns casos o sal não dissolvera e ficará em exceção.
Com base nas fórmulas estruturais dos compostos etano, etanol, ácido etanoico e metoximetano, pode-se concluir que os compostos mais solúveis em água são: a) etano e metoxietano.
A solubilidade, ou coeficiente de solubilidade, é uma propriedade física da matéria que é sempre determinada de forma prática em laboratório. Ela está relacionada com a capacidade que um material, denominado de soluto, apresenta de ser dissolvido por outro, o solvente.
Quando essas forças estabelecidas entre soluto e solvente são mais fortes ou iguais às estabelecidas entre as moléculas do próprio solvente e entre as do próprio soluto, a tendência de dissolução aumenta. Quanto maior essa diferença de força, maior a solubilidade.
Resposta. Para se dissolver na água deve ter mesma polaridade da água, a água é polar, portanto as substância terão de ser também polar e neste caso formar uma mistura homogênea. Exemplos: álcool, sal, açúcar, éter.