Use acetona para apagar a tinta. Coloque uma pequena quantidade de acetona e esfregue na tinta que quer remover. Isso funciona melhor se for em tinta de caneta esferográfica comum. A tinta azul sai mais fácil que a preta.
Passe o álcool em uma toalha limpa e use o ponto molhado para retirar as manchas. Experimente usar pasta de dente misturada com bicarbonato de sódio. Misture uma parte de bicarbonato com uma parte de pasta em uma xícara pequena e aplique diretamente na mancha, deixando agir por alguns minutos.
Vamos lá, passe caneta marca texto sobre a mancha. Cubra toda a superfície com bicarbonato de sódio e esprema um limão por cima. Esfregue tudo com uma escova de dentes e deixe agir por 5 minutos. Depois é só lavar em água quente, deixar secar e…
O álcool isopropílico é um grande aliado: coloque um pedaço de papel higiênico por baixo da mancha e aplique o álcool por cima dela. Vá trocando o papel higiênico conforme ele for absorvendo a tinta. Repita até que a mancha desapareça. Lave normalmente.
Coloque um pouco de detergente para louças em um papel-toalha seco.
Coloque o papel carbono na sua área de trabalho protegida. Se ele tiver folhas separadas, posicione as três camadas com a página resultante no fundo, o papel carbono com o lado da tinta voltado para baixo e a imagem que você deseja contornar no topo.
Você pode usar thinner no quadro de carbono e na hora parecer que nada de anormal ocorreu. Mas o thinner pode comprometer a resistência da resina e o quadro pode quebrar no momento mais inesperado.
LÁPIS COM ADERÊNCIA A FERRO
Raspe o papel gentilmente com um papel lixa ou uma lâmina de barbear. Às vezes a tinta ficará em sua maior parte na superfície do papel. Raspe a camada de cima utilizando uma lâmina de barbear ou um papel lixa bem fino. Raspe suavemente em apenas um sentido, na sua direção.
Molhe o tecido não lavável com água. Use um conta-gotas para aplicar uma mistura de 1 litro de água morna, ½ colher de chá de detergente e 1 colher de sopa de amônia na mancha. Deixe a peça descansar por 30 minutos. Use o conta-gotas para remover a mancha.
É possível usar água, um removedor químico, álcool isopropílico, amônia, laquê para cabelo, leite ou detergente de louças. Para materiais que precisam ficar secos, como a capa de um livro, use lencinhos ou papel mata-borrão.
Usando solventes para tinta resistente. Escolha seu solvente. Álcool isopropílico, acetona e afinador de tinta são ótimas opções.
Comece limpando a madeira e, depois, retire a tinta usando uma espátula rígida e lixa grossa. Cuidado ao usar a espátula, ainda mais se a madeira for macia, para não arrancar pedaços com os cantos da ferramenta.
Use água para diluir a tinta Mexa com uma madeira e acrescente água em temperatura ambiente, aos poucos. Se a tinta for a base de óleo, ao invés de água, utilize solventes como thinner.
Com sal de cozinha Caso você fique muito tempo sem usar tinta, é normal que ela perca água e fique grossa e endurecida. Se ela ainda estiver dentro da validade, não há razão para jogá-la no lixo. A forma mais eficaz de deixá-la com a mesma textura de uma tinta recém comprada é diluí-la com uma pitada de sal de cozinha.
Óleo de banana como amolecedor de verniz Apesar de, como referido anteriormente, muitas pessoas utilizarem acetona para amolecer e recuperar vernizes endurecidos com o tempo, esta deixa os vernizes sem brilho e com uma textura muito fina.
Como remover o verniz
Aplicação do Removedor Pastoso Utilize um pincel para espalhar o produto sobre a superfície da madeira com verniz. Não precisa carregar o produto na superfície da madeira, passe uma camada de aproximadamente meio milímetro do produto sobre a madeira. Aguarde em torno de 15 a 20 minutos.
Recuperando o verniz. Use uma lixa de grão 1000 para nivelar a superfície. À medida que for lixando, faça movimentos circulares e uniformes. Nesse momento, tente remover completamente a descamação, mesmo que seja preciso lixar as áreas que não foram afetadas.
Aplique o verniz com movimentos longos e retos. Siga sempre o veio da madeira e pincele o acabamento uniformemente por toda a superfície; Para saber se o verniz já está completamente seco antes de passar a segunda demão basta verificar se a lixa produz pó ao ser usada.