Como a parvovirose canina é transmitida? A parvovirose é transmitida por meio do contato com fezes ou vômitos contendo o parvovírus, podendo ocorrer por via respiratória, secreção oculonasal ou contato direto com outros cães infectados.
A fase de eliminação do vírus não é muito longa e dura de 10 a 14 dias. Animais com eliminação crónica não têm sido encontrados. A medida que a doença evolui, a temperatura geralmente volta ao normal, quando então o animal morre por choque.
Uma vez no organismo do cachorro, o vírus se reproduz e afeta principalmente as células do intestino. Isso provoca quadros severos de vômitos e de diarreia. A depender do estado de saúde do paciente, se não tratada, a parvovirose pode até mesmo levar o indivíduo a óbito.
Para o manejo de parvovirose canina, a internação para fluidoterapia é um dos aspectos principais. Uso de antieméticos, antiácidos, protetores de mucosa, antibióticos, probióticos, analgésicos, antiespasmódicos, manejo nutricional e imunoglobulina Y complementam o tratamento.
Parvovirose tratamento
Parvovirose: tratamento caseiro com vinagre de maça Além de ser bom para infecções, o vinagre de maçã ajuda a restaurar danos produzidos no sistema digestivo, algo totalmente recomendável para casos de parvovírus canina.
O sangue vivo nas fezes pode ser um sinal de algum problema nas regiões do intestino ou ânus. Nesse caso, como o sangue não passou pelo processo de digestão no estômago, a cor não muda e fica bem aparente em volta ou com pequenos risquinhos nas fezes.
Uma boa opção para tratar a diarreia canina é a água de arroz. É um remédio caseiro que ajuda a combater a diarreia em cachorro além de normalizar o trânsito intestinal, e você pode dar ao seu cachorro depois do período de jejum. Para a preparação, você precisa apenas de arroz branco e de água.
Os principais sinais e sintomas que podem indicar um processo inflamatório são:
5 sinais que seu corpo dá quando está inflamado