Os Orixás na Umbanda são entidades espirituais que exercem uma grande influência, sendo símbolo de proteção e guias para a escolha dos nossos caminhos e tomadas de decisão.
O Orixá ancestral é o mais complexo e difícil de identificar, pois está relacionado com a essência, a origem da pessoa. Ele é atribuído na primeira encarnação e acompanha todas as outras, até o momento da iluminação.
Isso porque os devotos das religiões de matriz africana acreditam que uma entidade sagrada específica não apenas abençoa e protege suas vidas, mas também indica como o ano se desenrolará.
Para receber suas bênçãos, dance e cante para acabar com os sentimentos ruins, como a mágoa e a tristeza. A dança remete ao comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora. Colares e pulseiras completam este belo e poderoso visual!
Isso porque o orixá regente de 2021 representa o próprio fim, ou seja, Oxalá define o momento do término de situações, períodos e, até mesmo, vidas. Com a consciência de que nada é eterno, você pode entender este orixá como o guardião do equilíbrio do Universo.
A realidade é que 2021 será um ótimo momento para se livrar do ódio, do rancor e da violência, colocando mais amor nas suas ações, inclusive na hora de dizer não.
O último ano, difícil e desafiador, foi comandado por Oxalá e Xangô. Por influência deles, as pessoas foram levadas a ficar dentro de casa e estimuladas à autorreflexão. "Muitas coisas foram reveladas, como o equilíbrio e desequilíbrio dos indivíduos, das sociedades e dos assuntos que precisam ser olhados, discutidos e clarificados", comenta.
O Odu 5 também simboliza um ano em que você estará mais sensível e bem humorada. Haverá uma disposição maior para completar tarefas e se dedicar a quem você ama. Promete ser um período solidário, capaz de trazer alegria a todos.
Iemanjá é a rainha das águas, responsável pelos mares e toda a vida marítima. Também é considerada mãe dos Orixás, sendo uma figura repleta de compaixão, amor incondicional e perdão.
Signo de Aquário combina com qual signo? No amor, tende a combinar mais com outra pessoa também de Aquário ou Áries, Gêmeos, Leão, Libra e Sagitário. Com Virgem, a relação é mais ou menos. Falta magnetismo com Touro, Escorpião, Capricórnio e Peixes.
Vale a pena ter em mais elevado respeito o seu Exu guardião, mesmo que você não conheça o seu nome. Existem muitos relatos espalhados pela internet com métodos para descobrir o nome do Exu, mas é preciso tomar cuidado. A data de nascimento, por exemplo, não é capaz de revelar essa informação, pelo menos não por si só.
Ele representa responsabilidade e versatilidade, além de estar ligado também à curiosidade e à evolução. Por isso, passa uma ideia de rapidez e desejo em avançar rumo a novas situações e chances.
Na Umbanda e no Candomblé, Oxalá é o orixá que alinha as forças que conectam pessoas e natureza, estabelecendo assim a harmonia entre todos os seres vivos. Desse modo, ele traz, além de sossego e silêncio, a paz e a calmaria necessárias para se finalizar um ciclo.
Novamente a energia dos laços familiares e de amizade serão harmonizados pela energia de Oxum, assim como a de Oxalá, acalmando qualquer conflito que possa emergir neste período.
Além do mais, é preciso entender que assuntos da matéria - como economia, dinheiro, emprego e riquezas - só crescem e se estabelecem quando todos são realmente iguais em oportunidades e poder de compra.
Uma vez que o planeta regente de 2021 será Vênus, que também é o planeta de Oxum, temos novamente a previsão de um ano perfeito para o amor.
Como figura provedora, espere um bom ano financeiro e com retornos no trabalho, já que além da energia de Oxalá, Oxum também favorece muito o campo material.
Já a lua em Câncer é associada à Nanã que, como mãe, cuida de seus filhos, mas também os repreende, quando necessário. "Ensina o que é certo e o que é errado", pontua Thiago.