Acredita-se que a canjica tenha chegado ao Brasil com os escravos e era alimento bastante comum nos quilombos e senzalas. Da senzala para a casa grande, a canjica ganhou novos ingredientes. Com o hábito de se comer diversos derivados de milho. prato se popularizou de norte a sul do Brasil.
Apesar de muito amada por vários cantos do país, esse prato típico não é de origem brasileira, e sim uma herança cultural vinda, a princípio, da África. A especiaria foi muito consumida pelos escravos, uma vez que era mais barata e fácil de fazer.
Chamado no nordeste como canjica nordestina, o curau tem sua origem na união de duas receitas, o pudim europeu e uma bebida densa dos tupis, que antigamente era utilizada em rituais. O próprio nome em Tupi já define sua origem, “minga'u”. Com um modo de preparo muito simples, qualquer pessoa pode fazer.
Peixes e ovos são opções para quem não come carne vermelha durante a semana santa. Estamos na semana santa. Muita gente deixa de comer carne neste período do ano. ... Na casa de Dionísio Eleotério, pedreiro, a tradição é seguida à risca e a carne vermelha não entra no cardápio neste período.
A explicação para esta prática é a de que as pessoas aproveitam o dia em que o Senhor está morto, de forma que não vê os pecados cometidos, para praticar pequenos delitos. A explicação acompanha o cristianismo que, segundo os preceitos bíblicos, ao cristão recomenda-se jejuar durante o período da Quaresma.
Padre Resende conta que há dois períodos do ano em que essas práticas são realizadas: na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa. "Alguns ficam a pão e água, outros só verduras, ou comem um pouco de arroz e ovo". ... "Os mais fervorosos fazem o jejum em todas as sextas-feiras da Quaresma".
Em um outro vídeo, dos muitos de seu popular canal no YouTube, o padre Paulo Ricardo afirma que, no passado, a Igreja Católica exigia em sua lei que a abstinência às sextas-feiras fosse também de ovos e laticínios, além de carnes (veja aqui). Atualmente, porém, a Igreja Católica fala em abstinência apenas de carnes.