Verdade. Os alimentos gordurosos são os grandes vilões para quem tem refluxo. O médico recorda que doces industrializados, alimentos picantes e café também potencializam os sintomas e a gravidade da doença.
Algumas pessoas podem ter realmente refluxo quando come produtos de trigo, alguns até massa de tomate. Mas em geral, café, refrigerantes, comidas gordurosas, fumo e álcool pioram bastante o refluxo. Procure um cirurgião do aparelho digestivo para investigação.
- Leite desnatado, iogurte, ricota, requeijão, leite de soja. Recomendação importante: Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar. Procurar realizar suas refeições em um ambiente tranquilo, comer devagar e mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão.
5 remédios caseiros para tratar o refluxo
É sempre bom consumir bebidas com cafeína em moderação, mas essa regra vale ainda mais para quem sofre com azias ou refluxo gástrico. Café, chás escuros e refrigerantes devem ser cortados da vida de quem tem esses problemas gástricos.
Refrigerante contribui sim. É preciso evitar muito refrigerante, café e bebidas alcoólicas, porque elas agravam a gastrite.
De acordo com o especialista, o consumo de refrigerantes pode agravar quadros de doenças graves, como a gastrite e a flatulência, além de aumentar os níveis de colesterol. A bebida é responsável também por cáries e erosão dental, amarelamento dos dentes, causados também pelos altos níveis de açúcar no líquido.
No início do tratamento é recomendado evitar o consumo de repolho, couve crua, escarola, alface e agrião. Caldo de feijão: O grão do feijão deve ser evitado, pois eles fermentam, mas o caldo tem uma fácil digestão e apresenta os mesmo nutrientes que o caroço.
6. Alface. Assim como a camomila, a alface possui propriedades digestivas e ajuda a proteger a mucosa gástrica dos efeitos dos ácidos liberados durante a digestão dos alimentos. Além da alface, a couve, a acelga e o brócolis, também são ricos em vitaminas e antioxidantes e são ótimos alimentos para quem tem gastrite.
Alimentos refinados e frituras, como bolos, pães brancos, salgados, biscoitos; Farinhas brancas, como farofa, tapioca e, em alguns casos, cuscuz; Alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, pele de frango, fígado e excesso de peixes gordos, como salmão e atum.
Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.
Lanches gordurosos, como massa folhada, kibe, empada, cachorro quente e hamburguer; Tomate, pepino, couve manteiga,espinafre,agrião, laranja, abacaxi, kiwi. A dieta para gastrite, embora siga algumas regras, pode apresentar muitas variações, dependendo da tolerância de cada paciente.
O tomate é rico em oxalato, pelo o que poderia aumentar o risco de formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins. Esse tipo de cálculo renal é o mais comum nas pessoas e, caso a pessoa apresente maior facilidade para formação das pedras, é recomendado evitar o consumo de tomate em excesso.
Para ajudar a reduzir o ácido úrico, existem algumas dicas que podem ser seguidas todos os dias, como:
Quem sofre de gota deve evitar carnes, frango, peixes, mariscos e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos aumentam a produção de ácido úrico, substância que se acumula nas articulações e que causa a dor e o inchaço típicos da doença.