altos índices de repetência e evasão, baixo rendimento. De acordo com algumas teorias estabelecidas, a culpa pelo fracasso escolar é do aluno e suas condições físicas, cognitivas, sociais e psicológicas.
"O professor tem de entender que não é culpa dele se um aluno não aprende. Mas é sua responsabilidade profissional, assim como tratar de um doente é responsabilidade de um médico", resume.
Quando se pensa no fracasso escolar, é coerente considerar que cada aluno, em particular, terá um rendimento qualitativamente diferenciado dos seus colegas. O olhar que é dirigido ao aluno, a expectativa, o ideal, o comportamento-padrão e as potencialidades do aluno têm relação direta com o seu aproveitamento escolar.
Os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, famílias desestruturadas, condições precárias de vida etc.. Os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, famílias desestruturadas, condições precárias de vida etc..
Estudos feitos sobre o tema revelam que muitos fatores contribuem para o desinteresse dos alunos: como número excessivo de alunos nas salas de aula, falta de recursos pedagógicos ou tecnológicos que despertem o interesse dos alunos ou quando estes existem não são utilizados de forma correta pelo professor, fatores ...
4 formas de resolver falta de atenção em sala de aula
Muitas são as causas desse desinteresse que se faz tanto pessoal como institucional: desorganização familiar, o meio social e baixas condições financeiras, a forma como a instituição escolar trata seus alunos, os profissionais e suas metodologias, como também a falta de interesse pessoal.