O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.
Pode-se entender pedagogia como um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, que visam compreender a educação, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.
O curso de Pedagogia tem como missão criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área de educação com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
Contribuições. O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença é fundamental na organização das práticas pedagógicas e conseqüentemente na efetivação das propostas.
Sendo assim, o pedagogo atuando nos espaços educacionais formais e não-formais será uma peça importante no crescimento e desenvolvimento de todos, pois sua função é de mediar, dinamizar e estimular o desenvolvimento do potencial humano.
O pedagogo é um profissional da educação do qual se espera que entre no mundo do trabalho com condições de atuar onde houver necessidade de organizar, planejar, programar e avaliar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.
Ele acompanha o planejamento escolar e auxilia a criança na continuação de seus estudos para que não haja prejuízo quando de seu retorno à escola. ... É responsável também por desenvolver atividades lúdicas e tornar o ambiente hospitalar mais acolher.
Pedagogos Unitários atuam comprometidos com o trabalho coletivo, na escola pública atual não se concebe e permite mais a atuação do pedagogo de forma fragmentada. É preciso que o mesmo trabalhe na visão do coletivo, com a função de ser o articulador e organizador do trabalho pedagógico.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
88). Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.
São diversos os espaços considerados não-escolares de atuação do pedagogo, como: Organizações não-governamentais (ONGS), sindicatos, associações, justamente onde houver uma prática educativa vai haver uma ação pedagógica, e necessariamente a ação do pedagogo.
Talvez, a desvalorização desse profissional seja um dos maiores desafios para o trabalho pedagógico, pois muitos profissionais não veem a possibilidade de atuação em outros espaços, somente relacionam a prática pedagógica à escola.
Espaços não-escolares são espaços onde existem o processo educativo diferentemente do modelo formal de educação, que acontece na escola. ... A responsabilidade pela educação hoje não limita-se à escola e aos seus professores, num processo de transmissão de conteúdos pré-definidos.
Espaços não-escolares são espaços onde existem o processo educativo diferentemente do modelo formal de educação, que acontece na escola. ... A educação acontece nos diversos espaços onde os indivíduos se interagem e onde há a troca de saberes e o compartilhamento de experiências.
O Pedagogo assume um papel importante como profissional da educação pela relevância política e social que comporta, pois seu objetivo é pautado no desenvolvimento da formação humana. Sua identidade está relacionada a diversas limitações, bem como a diferentes possibilidades.
Resposta. Exatamente, esse “novo” profissional é chamado de pedagogo unitário, um profissional que é capaz de atuar em funções diferenciadas sem perder o foco formativo.
Prática Pedagógica: Formação do aluno como cidadão crítico e atuante, respeitando os princípios éticos, políticos, culturais e sociais, comprometido com a construção de uma sociedade justa, socialmente equitativa e solidária, politicamente democrática, culturalmente pluralista e religiosamente ecumênica.