Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.
Organelas celulares
Os lisossomos são estruturas esféricas delimitadas pela membrana formada por uma camada lipoproteica. ... Como essas enzimas hidrolases funcionam em ambiente ácido, a digestão ocorre dentro dos lisossomos para não prejudicar a célula.
Lisossomas Lisossomos são organelas celulares citoplasmáticos que possuem a capacidade de degradar partículas. ... A membrana do lisossomo possui também bombas de H+, que, através da hidrólise de ATP, bombeiam íons H+ para o lúmen (como uma ATPase invertida), mantendo assim o pH ácido, ideal para a ação enzimática.
Estas enzimas, assim como seus substratos (os ligantes) são trazidos para seu interior, principalmente por eventos repetidos de fusão e separação com endossomos tardios. Algumas poucas enzimas podem ainda chegar aos lisossomos diretamente a partir da fusão de vesículas que saem do complexo de Golgi.
Essa organela é fundamental nos processos de fagocitose e pinocitose, em que a célula captura partículas através de projeções citoplasmáticas (pseudópodes) para sua nutrição ou para destruir possíveis agentes nocivos. ... Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise.
Abração! De forma geral, células vegetais NÃO possuem lisossomos,a nível de ensino médio essa resposta basta. O papel dos lisossomos (digestão intracelular) em plantas e leveduras é desempenhado pelo vacúolo de suco celular (tonoplasto).
Diferenças entre as células animais e vegetais