A Primeira Cruzada foi convocada pelo papa Urbano II em 1095, durante o Concílio de Clermont. O papa atendeu a uma solicitação enviada por Aleixo I, imperador Bizantino, que precisava de apoio militar para combater os turcos sejúlcidas na Península da Anatólia. Teve a duração de quatro anos (1096 a 1099).
Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.
Tanto que a causa imediata do início das expedições foi a proibição, determinada pelos turcos muçulmanos, à peregrinação dos cristãos ao Santo Sepulcro, na cidade de Jerusalém. ... Com o domínio dos turcos sobre o Oriente Médio, as peregrinações foram proibidas, fato que desencadeou a reação do Ocidente cristão.
Diversas razões contribuíram para o fracasso das Cruzadas, entre elas: os europeus eram minoria, em meio a uma população geralmente hostil; a opressão à população nativa fez com que o domínio fosse cada vez mais difícil; as diversas lutas entre os próprios cristãos contribuíram para enfraquecê-los enormemente.
As Causas foi a expulsão dos mulçumanos,q na época eram donos de suas terras,e as Consequências foram através de enfraquecimento das terras e povos,e matança frequentemente.
As Cruzadas representaram um grande capítulo da história da Igreja Católica durante a Baixa Idade Média. A reunificação do mundo cristão dividido pelo Cisma do Oriente e a reconquista de Jerusalém figuraram entre os principais motivos que impulsionaram o movimento cruzadista para o fortalecimento do poder católico.
As Cruzadas possibilitaram a abertura do comércio no Mar Mediterrâneo, o que contribuiu para o desenvolvimento das cidades italianas. Além disso, possibilitou a chegada de mercadorias de luxo vindas do mercado oriental e fomentou senhores feudais a utilizarem seus excedentes agrícolas como moeda de troca.
As consequências econômicas das Cruzadas foi a reabertura e retorno da exploração de rotas comerciais, sobretudo, entre a Europa e a Ásia, causando o ressurgimento de centros comerciais, aumentando a urbanização. Além disso, a burguesia começou a se formar e ganhar notoriedade econômica e social na sociedade européia.
Guerras. A Quarta Cruzada é uma das mais importantes cruzadas da Idade Média. Incentivada pelo Papa Inocêncio III, a quarta cruzada foi responsável pela tomada da cidade de Constantinopla, antiga capital do Império Romano do Oriente.
Os Venezianos "desviaram" o exército cristão movidos por interesses econômicos: desejavam expandir o domínio de Veneza para as terras do decadente Império Bizantino. A participação dos Venezianos foi a de liderar a Quarta Cruzada, sendo a força principal administrando a missão.
As cruzadas tiveram grande importância na sociedade e na economia. ... De forma geral as cruzadas fracassaram em seu objetivo,porém,elas possibilitaram que o Oriente e o Ocidente tivesse um maior contato nos costumes,hábitos.
As Cruzadas ocorreram entre os anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de renascimento comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que ...