Podemos citar como os principais cordelistas brasileiros:
Repentistas do Brasil
É rica a safra de repentistas de Pernambuco, merecendo destaque especial Ivanildo Vila Nova. Seguem-se nomes como os de José Carlos, do Pajeú, Oliveira, de Panelas, Luciano Leonel, João Lídio, José Ivo, Maurício Lima, Luiz Batista, João Bosco Evaristo, estes dois últimos cegos, e tantos outros nomes famosos.
Seus poetas são chamados de cantadores, repentistas ou violeiros, e atuam sempre em duplas, alternando-se no canto de estrofes compostas sob regras bastante rígidas de rima, métrica e coerência temática. Sua característica fundamental é o improviso, ou seja, a criação dos versos no momento da apresentação.
Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. ... Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético – a criação de versos "de repente".
O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. A rima usada é a rima perfeita. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
Repente é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantadores, daí o nome repente. ... Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético – a criação de versos "de repente".
Resposta: A origem do repentista brasileiro tem suas raízes na região de Teixeira, na Paraíba, século XIX. O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. ... O extremo rigor quanto à métrica e à rima perfeita são característicos na Cantoria dos repentistas violeiros.
O REPENTE – O “galope à beira-mar” tem sua criação atribuída a Zé Pretinho, cantador derrotado numa antológica disputa com um dos maiores poetas nordestinos da história, o Cego Aderaldo. Trata-se de um poema composto por estrofes de dez versos cada, os quais são hendecassílabos, ou seja, com onze sílabas.
Art. 2º - Repentista é o profissional que utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, compondo de imediato ou recolhendo composições de origem anônima ou da tradição popular.
O repente nordestino é uma das diversas formas que surgiu de interpretação de canto e poesia a partir da tradição medieval ibérica dos trovadores. ... É com cantadores surgidos nas últimas décadas do século XIX, como Inácio da Catingueira que a cantoria irá se desenvolver em mais métricas, começando pela sextilha.
A rima usada é a rima perfeita. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar. Quando o instrumento usado é o pandeiro, o gênero artístico é denominado coco de embolada, o ritmo é mais rápido e não necessariamente deve predominar o improviso.
O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. ... Todos esses gêneros artísticos nordestinos se baseiam em métrica, rima e oração poética. O extremo rigor quanto à métrica e à rima perfeita são característicos na Cantoria dos repentistas violeiros.
repente é um gênero de poesia cantada presente em todos os estados do Nordeste do Brasil, e naqueles que receberam imigrantes nordestinos. Em duplas, os cantadores se enfrentam, alternando-se na criação de estrofes, a partir de rígidas regras de métrica e rima e respeitando a exigência de coerência temática (oração).
O Cordel é uma expressão literária em versos. ... Já o Repente é essencialmente oral, apresentando-se nas cantorias, com os cantadores ou violeiros exibindo, além do talento para criar versos, domínio da viola e dotes vocais. Também vem sendo difundido na Internet, em vídeos e em áudio.
O repente pode ser caracterizado pelo ajuste dos versos improvisados durante sua execução, partindo de desafios impostos pela plateia, os quais os poetas têm como meta vencê-las e deixar o opositor sem palavras. A modalidade da cantoria de viola, passou por transformações até chegar ao que é produzido hoje.
Resposta. Resposta: Que as aparências podem enganar. Explicação: As aparências enganam, Impor rótulos às pessoas, pré-concepções são mitos, quase sempre infundados, e acabam distorcendo as relações.
Cordel e Repente são manifestações da cultura popular! O Cordel, feito pelos cordelistas, é escrito com rimas, com traços de oralidade divulgada em folhetos. O Repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.
Repente: Compreende uma arte brasileira que é baseada no improviso realizado em sua forma cantada, de forma alternada, em que dois cantores participam do processo. O slam pode ser apresentado como eventos que as batalhas são realizadas em formas de versos, o que diferencia essa arte da citada acima.
Slam! A palavra é uma onomatopeia utilizada no inglês pra representar algo como um bater de palmas, e é o nome dado as batalhas de poesia que se espalham Brasil (e mundo) adentro. ... Slam (ou Poetry Slams) são batalhas de poesia falada que surgiram nos anos 1980 nos Estados Unidos.
O repente é uma arte popular brasileira que consiste no improviso cantado, alternado por dois cantores. O repente possui diversos modelos de métrica mas os versos heptassílabos e decassílabos são os mais comuns, nele se faz o uso da rima perfeita.
Os artistas desse gênero são conhecidos como slammers. De acordo com Meimei, as batalhas de slam possuem três fases, com três minutos para cada participante. Esse é o tempo que eles têm para ler ou cantar uma poesia, que precisa ser autoral. Tudo isso é feito sem auxílio de figurinos ou instrumentos musicais.
Resposta: Slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original. Estas performances são, em seguida, julgadas por membros selecionados da plateia ou então por uma comissão de jurados.
As poesias precisam ser autorais e podem discorrer sobre temas como racismo, violência, entre outros, despertando a plateia para uma reflexão crítica acerca dos temas. Os participantes que declamam esse gênero são chamados de "Slammers".