Só era considerado cidadão na pólis os indivíduos do sexo masculino, desde que esses não fossem escravos e nem estrangeiros. ... Vale dizer que pólis é praticamente o mesmo que cidade, no caso, representamos como modelo a cidade-estado de Atenas.
Eram simplesmente os filhos e filhas dos Eupátridas, grupo este que se formava de detentores de altos posições e que formavam a nobreza. Ou seja, os bem-nascidos, eram simplesmente os filhos e filhas dos nobres.
Resposta. Na Atenas antiga os EUPÁTRIDAS, compunham a aristocracia; os DEMIURGOS, agricultores, comerciantes e artesãos, compunham o povo, a massa; os METECOS, eram os estrangeiros, mas não tinham direito político; e, obviamente, os ESCRAVOS, normalmente capturados em guerra ou comprados.
Por volta de 50 da era cristã, filósofos epicureus e estoicos que discutiam com o apóstolo Paulo o levaram ao Areópago para que lhes contassem a respeito de sua nova doutrina. Ali ele proferiu seu famoso Discurso no Areópago.
Apóstolo Paulo: PAULO PREGA NO AREÓPAGO DE ATENAS:...
Todos os cidadãos faziam parte da Eclésia, desde que cumprissem os requisitos exigidos: ter mais de dezoito anos, dois anos de serviço militar e ser filho de um pai natural da polis (a partir de 452 também a mãe o teria de ser).
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Conselho dos Quinhentos A Bulé era composta por quinhentos cidadãos, maiores de 30 anos de idade, escolhidos aleatoriamente de entre as dez tribos existentes, sendo que cada uma só podia eleger cinquenta elementos para cada mandato/ ano. ... A Bulé era dividida em Pritanias constituídas pelos elementos de cada tribo.
A Eclésia (em grego: Εκκλησία; romaniz.: ekklesia) era a principal assembleia da democracia ateniense na Grécia Antiga. ... A tribuna a partir da qual se faziam os discursos denominava-se "bema", e nestas assembleias os prítane (cinquenta membros de cada tribo que pertenciam à Bulé) detinham o poder máximo.
A Eclésia possuía funções legislativas e deliberativas: propunha, discutia e aprovava as leis e o ostracismo; designava por eleição ou sorteio, os magistrados e fiscalizava a sua actuação; decidia sobre a guerra ou a paz; negociava e ratifica tratados; controlava as finanças e as obras públicas; julgava crimes ...
Uma assembleia popular é uma aglomeração cuja função é tratar de questões importantes para seus membros. ... Assembleias populares tendem a ser totalmente abertas ao público e operam no âmbito da democracia direta.
A Bulé (IPA: [buːˈlɛː], em grego Βουλή: "conselho", plural: boulai) era uma assembleia restrita de cidadãos encarregados de deliberar sobre os assuntos correntes nas polis (cidades) da Grécia Antiga.
Foi criada por Sólon em 594 a.C. A Eclésia abria suas portas para todos os cidadãos para que se nomeassem e votassem magistrados (indiretamente votando para o Areópago) e estrategos, para que se tivesse a decisão final acerca de legislação, guerra e paz; e para que os magistrados respondessem por seus anos no cargo.
era a principal assembléia popular da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era a assembléia popular, aberta a todos os cidadãos homens com mais de dezoito anos. ... Todas as classes de cidadãos podiam participar dela.
A Bíblia usa ekklesia ou igreja no sentido simples geral de: assembleia, congresso, congregação, reunião etc, sem conotações políticas e "os escritores do NT não parecem ter tido em mente a ideia de “convocados” quando falavam da ekklēsía".
Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filho de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.
A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.
Resposta. Todos os outros, sejam eles, mulheres, escravos, homens pobres, viajantes etc eram excluídos da política. Para participar da vida política em Atenas precisava ser filho de pais Atenienses, livre, homem, maior de 20 anos.
Em Atenas, na dita democracia ateniense, só podiam votar homens gregos ( filhos de pais atenienses) e livres. Portanto apenas uma minoria da população poderia exercer efetivamente seu voto. Eram excluídos do direito em exercer a cidadania as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central. ... Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos.
Em Atenas, somente os filhos de pais e mães atenienses. Mulheres, escravos e estrangeiros não tinham qualquer direito político.
A cidade de Atenas, na Grécia, é considerada o berço da democracia. Lá, os cidadãos se reuniam na praça principal, chamada de Ágora, para discutir os problemas políticos e criar leis. ... A democracia que existia em Atenas é a chamada democracia direta, onde o povo faz as leis, decide o que é melhor para a cidade.
A educação em Atenas era voltada para a formação integral do indivíduo (ou seja, era tanto uma educação para o serviço militar quanto para a governança, o comércio e as artes, sendo bem mais ampla que aquela oferecida, por exemplo, em Esparta).